Solidariedade

Família de Maricá faz 'vaquinha' para tratar criança; ator ajuda

Thiago Martins fez um vídeo para pedir ajuda a seus seguidores

Tyler faz atualmente tratamento de fisioterapia
Tyler faz atualmente tratamento de fisioterapia |  Foto: Arquivo Pessoal - Enfoco
  

Depois de sofrer um incidente na piscina em dezembro do ano passado em Maricá, quando tinha apenas 1 ano e 2 meses, Tyler Lima foi diagnosticado com encefalopatia hipóxica - lesões cerebrais por falta de oxigênio. Para ajudar em sua recuperação, sua mãe, Mabel Lima, criou uma "vaquinha" online para pagar por um tratamento com câmara hiperbárica nos Estados Unidos. O ator Thiago Martins fez um vídeo, em suas redes sociais, para pedir ajuda. 

Mabel contou ao ENFOCO que Tyler nasceu bem, sem nenhuma doença pré-existente. "Era uma criança normal, até que no dia 5 de dezembro nós estávamos na casa da minha mãe quando sentimos falta do Tyler. Quando fomos pra área externa na casa, meu filho encontrou Tyler boiando na piscina. Logo meu marido o pegou, tentou reanimar com massagem cardíaca e respiração boca a boca", disse a mãe.

Mabel estima que o filho tenha ficado uns 5 minutos na água sem oxigênio, e que desde o resgate até a chegada ao hospital levaram entre 20 a 25 minutos.

Após a chegada ao primeiro hospital, Dr. Ernesto Che Guevara, Tyler precisou ainda ser transferido outras duas vezes à procura de uma UTI pediátrica. O pequeno, então, ficou internado por dois meses no Marcílio Dias, na Zona Norte do Rio, onde recebeu o diagnóstico de encefalopatia hipóxica.

Segundo a mãe, o pequeno teve várias sequelas. "Hoje ele não se alimenta pela boca, mas por uma de sonda de gastrostomia. Ele não fala, não anda", disse. 

A partir desse momento, a família iniciou uma procura por tratamentos para ajudar na recuperação de Tyler. Durante essa busca, eles encontraram artigos sobre estudos realizados nos Estados Unidos envolvendo câmaras hiperbáricas e crianças afogadas.

Mabel disse que conversou com um médico americano, que já realizou esse procedimento, sobre o caso do Tyler. O método possibilitaria uma melhora cognitiva, na fala e motora, mas infelizmente não é feito no Brasil em crianças nessas condições. 

Segundo a mãe, o pequeno teve várias sequelas
Segundo a mãe, o pequeno teve várias sequelas |  Foto: Arquivo Pessoal - Enfoco
  

Para ajudar

A família precisa arrecadar R$ 200 mil para arcar com os custos da viagem, do tratamento e de possíveis imprevistos fora do país. A arrecadação já chegou a R$ 79 mil. O objetivo da família é levá-lo o quanto antes aos Estados Unidos, mas enquanto não vai, Tyler também realiza fisioterapia e fonoaudiologia. Para ajudar, a pessoa pode acessar o link ou enviar um Pix para o e-mail [email protected]

Comoção

Mabel compartilha a rotina do filho e a luta para conseguir todo o valor necessário em um perfil do Instagram. 

Entre as pessoas que se comoveram para ajudar, está o ator Thiago Martins. O artista fez um pedido de ajuda aos seus seguidores em sua rede social. 

"Eu estou aqui para pedir a ajuda de vocês em uma vaquinha online. Estou passando aqui para gente fazer essa corrente. Tyler, a gente está com você", disse o ator.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tyler Lima Eler (@tylerlimaeler)

< Distribuição dos royalties tem novo capítulo na Justiça Morre Moonbin, membro de grupo K-Pop 'ASTRO', aos 25 anos <