Saudades
Fãs visitam estátuas de Paulo Gustavo um ano após morte do ator
Comediante exaltou a cidade em seus trabalhos na TV
A morte do ator e humorista Paulo Gustavo completa um ano nesta quarta-feira (4). O ator morreu por complicações da Covid-19, no dia 4 de maio do ano passado, no Rio. Natural de Niterói, Paulo era querido pelos moradores da cidade e pela interpretação de Dona Hermínia na trilogia "Minha Mãe é uma Peça" e também por mostrar pontos turísticos como a Praia de Icaraí, na Zona Sul e o Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Nesta quarta, a equipe do ENFOCO esteve no Campo de São Bento, em Icaraí, local onde duas estátuas foram inauguradas no ano passado como homenagem ao ator. Um ano depois da perda do artista, moradores de Niterói foram até o local em busca de prestigiar o querido humorista.
"Ele divertia todo mundo. Tanto os personagens quanto a pessoa dele mesmo. Por onde passou, ele fez alguém rir na vida. O humor hoje em dia, principalmente por causa da pandemia, faz grande diferença. Muita gente ficou entristecida por perder entes queridos. Então vale a pena frisar tudo que ele transpareceu de alegria para a população", diz Karina Ferreira, de 34 anos, moradora do Largo da Batalha.
Já Priscila Dias, de 36 anos, moradora de Santa Bárbara, foi visitar a estátua de Paulo e da Dona Hermínia pela primeira vez. Ela também informou que é parecida com a própria Hermínia, personagem inspirada em dona Déa Lúcia, mãe do artista.
"Eu me assemelho à dona Hermínia com muitas coisas. Tudo que se passa no filme, nós como mães passamos. Falo para a minha filha: 'leva o casaco', 'pega a bombinha de ar', essas coisas. Essa personagem foi um exemplo para a gente", conta.
A niteroiense ainda destacou que Paulo Gustavo emanava alegria, bom humor e simpatia.
Paulo Gustavo significou alegria e bom humor. Era tudo que ele passava nas ruas. Adorava o trabalho dele. Até hoje vejo os três filmes e minha filha também gosta.
Além dos monumentos, Icaraí oferece outro exemplo de homenagem. Pouco tempo depois da morte do humorista, mais de 31 mil niteroienses votaram, através de uma consulta pública, a favor da alteração do nome da antiga rua Coronel Moreira Cesar, para Rua Ator Paulo Gustavo, uma das principais vias do bairro.
Amor eterno
Através de seu Instagram, o dermatologista Thales Bretas, marido de Paulo, prestou homenagem para o companheiro. Juntos, os dois tem dois filhos e eram queridos por amigos próximos.
“A saudade é imensa, o amor é eterno, o laço que tivemos e toda história que construímos são infinitos! A nossa experiência, aqui na Terra, é passageira e imprevisível, e com o PG aprendi a viver o presente, o hoje como se não houvesse amanhã, sem precisar ser inconsequente!” expressou o viúvo.
O dermatologista aproveitou para falar também que a morte do marido foi injusta, devido a já haver vacinas contra o vírus, mas a população brasileira ainda não estava sendo vacinada. “Principalmente tendo sido vítima de um vírus para o qual já haviam desenvolvido vacinas que estavam sendo aplicadas pelo mundo.”
A jornalista Fernanda Gentil deixou palavras de conforto também, dizendo que Thales está ensinando muitas lições importantes aos amigos e que ele não está sozinho. “Que amor, quanta sabedoria, força e quantas lições importantes você aprendeu e tá passando pra gente. Obrigada Thales, Paulo Gustavo e esses dois gostosos pinguinhos de gente que, mesmo tão pequenos, já são tão amados e queridos por todos nós. Siga de mãos dadas com eles, Thales, e você nunca, nunca, nunca vai estar sozinho.”
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!