Festejos
Fé e devoção marcam comemorações de São João em Niterói
Festa para o padroeiro da cidade volta depois de dois anos
“Seguir a Cristo é porta estreita mas vale a pena. Temos essa felicidade de São João Batista que veio preparando os caminhos do Senhor Jesus. Depois desses anos de pandemia, agora nos libertamos e estamos comemorando o nosso padroeiro”, celebra a devota Rosania Madalena, de 64 anos.
Fé, devoção e agradecimentos marcaram o início das comemorações de São João Batista nesta sexta-feira (24) em Niterói.
Na Catedral do Santo, no Centro da cidade, devotos lembraram da missão do católico: preparar o caminho para a chegada do Messias.
A dona Sueli da Costa nasceu junto com o religioso, que é um dos mais celebrados no mês de junho. Aos 74 anos, ela aproveitou a data para agradecer a alta médica que recebeu recentemente após uma cirurgia complicada.
Há dois meses estive entre a vida e a morte. Fui operar a coluna e complicou tudo. Deixei a minha filha em estado de nervo e hoje graças a São João Batista estou aqui parabenizando ele, agradecendo a graça que estou recebendo
Entre cânticos e rezas, o padre Lucas Farah Sabi Figueiredo foi o mediador da primeira Santa Missa, às 8h. A segunda missa iniciou às 9h30 comandada pelo padre Alan Vieira do Nascimento. Mais tarde, o destaque fica para o tradicional Angu à Baiana, que será servido no almoço, ao meio dia.
Para o pároco da Catedral de São João Batista de Niterói, Wallace Dahan dos Santos, o santo representa uma voz profética aos católicos.
“Ele foi o maior de todos os profetas. Aquele que antecede Jesus. Todo povo católico tem uma grande devoção a ele e uma dívida de gratidão. É uma voz profética que nos convida escutar a verdade que é Cristo, proclamar o evangelho e denunciar o pecado”, diz.
Junto com Santo Antônio e São Pedro, o homenageado São João Batista faz parte não só da religiosidade popular mas do folclore, com as tradicionais festas juninas, lembra o padre Wallace.
Eles são os Santos que nos ajudam a entrarmos nesta dinâmica de festividades, com as barraquinhas, comidas típicas, a quadrilha. Sinais expressivos de um povo feliz. Um casamento perfeito: unirmos a fé com a alegria e espontaneidade do povo
São João Batista é padroeiro da Arquidiocese de Niterói e dos municípios de Niterói e Itaboraí. Ele nasceu em junho, precisamente no dia 24. O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, celebrará a Missa Solene, às 17h.
Os eventos presenciais estão de volta graças ao avanço da vacinação contra à Covid-19. Ainda estão previstas diversas missas ao longo da tarde, além da procissão e shows em um palco montado no pátio da igreja, no horário da noite.
Programação
11h – Santa Missa
12h – Tradicional Almoço
14h – Santa Missa
15h30 – Santa Missa
17h – Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, seguindo-se a procissão.
20h – Show
Serviço
Festa do Padroeiro do Município de Niterói Data: 24 de junho
Local: Catedral Metropolitana de Niterói
Endereço: Praça Dom Pedro II, s/no – Centro – Niterói.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!