Cidades
Feira nordestina é inaugurada em SG
São Gonçalo já conta com um pedacinho do Nordeste, isso porque foi inaugurado na tarde deste sábado (25) o Centro de Tradições Nordestinas, na Rua José Augusto Pereira da Silva, no bairro de Neves.
Com muita música e comida tipicamente nordestina centenas de pessoas ocuparam o espaço logo que os portões foram abertos. A festa de abertura do espaço contou com shows de forró pé de serra e da Orquestra Municipal de São Gonçalo.
A vendedora Edileuza Ferreira, 64 anos, que saiu da Paraíba, e já mora em São Gonçalo, há 30 anos, garantiu que na sua barraguinha, a comida nordestina é a mais gostosa.
"Se o cliente não gostar não paga. Sei que ele não vai reprovar, sou parente de lampião, a comida aqui é a mais gostosa", disse.
O espaço chamou a atenção de milhares de pessoas que foram conhecer o local.
"Estou surpreendida, tomará que realmente funcione, que o espaço não fique abandonado, que ele traga a cultura para o nosso município que está esquecido", disse Ana Cláudia, de 46 anos, moradora de Brasilândia.
"É muito importante a gente ter mais um ponto turístico em São Gonçalo, porque a cidade não tem quase nada de ponto turístico. Esse aqui é mais um local descontraído para o povo", disse Glauco Martins, 43 anos, morador do Jardim Catarina.
"A cultura nordestina é uma cultura que o povo gosta muito principal pela culinária, a dança e a arte. Isso atrai a pessoa", disse o prefeito José Luiz Nanci.
Perguntado sobre o mirante que ainda não está pronto, o prefeito prometeu que até dois meses as obras serão finalizadas.
"Vamos inaugurar o espaço em dois meses", disse.
Ainda segundo Nanci, o espaço será coberto com uma lona para proteger os visitantes do sol e da chuva.
"Primeiro estamos inaugurando e em breve vamos lançar uma lona que já foi arquitetada", disse.
Dentro do Polo recreativo, o espaço conta com 24 quiosques, palco para shows, estacionamento próprio, espaço de lazer com a primeira pista de patinação da cidade, academia de ginástica para a 3ª idade, e um mirante para a Baía de Guanabara.
Homenagem
Como homenagem a uma grande figura que representa o povo nordestino na cidade, o Centro receberá o nome "Severo, Embaixador Nordestino", em alusão a Severino Pereira dos Santos, que morreu em 2017, aos 65 anos, e foi fundador da Embaixada Nordestina em São Gonçalo, no bairro Laranjal. Severo é natural do sertão de Juazeiro do Norte, no Ceará, e veio para o Rio de Janeiro com 15 anos, chegando a São Gonçalo aos 16.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!