Devoção
Festejos de São Jorge: confira a programação do Santo Guerreiro
No domingo (23) a programação é ainda mais extensa
A festa de São Jorge, que ocorre tradicionalmente no dia 23 de abril, tem programação extensa, a partir desta quinta-feira (20), em diversos pontos do Rio de Janeiro.
No domingo, Dia do Glorioso São Jorge, é feriado estadual e os fiéis organizam festejos, onde os enfeites colorem as vias de vermelho e branco, entre visitações, missas e procissões.
Nesta quinta (20), sexta (21) e sábado (22) haverá visitação à Igreja de São Jorge, no Centro de Niterói, ao longo do dia, das 8h às 20h. Em todos esses dias, às 19h, acontecerá o Tríduo a São Jorge. A igreja fica na Rua Dr. Alcides Figueiredo, 16.
No dia 23, a movimentação é ainda mais intensa por lá: com Alvorada às 6h, seguida de três Missas Campais, em diferentes horários: às 6h30, 8h30 e 10h30.
Ao meio-dia acontece o Terço Mariano. Em seguida, às 14h30, haverá o Terço da Misericórdia. Outras duas missas estão marcadas para às 15h e 17h. A tradicional procissão percorrerá as principais ruas do centro de Niterói, encerrando os festejos a São Jorge.
Rio
A festa mais popular ocorre em Quintino, na Zona Norte do Rio. Ali, o padre Dirceu Rigo irá realizar, nesta quinta e sexta-feira, às 19h, a Santa Missa do Tríduo de São Jorge. No domingo (23), a missa de alvorada ocorre às 5h na Igreja Matriz, com diversas atividades ao longo do dia.
São Gonçalo
No próximo sábado (22), a Tenda Espírita São Lázaro do Pita, em São Gonçalo, também estará realizando atividades para a celebração do santo a partir das 19h.
A Tenda está programando uma grande gira em homenagem a São Jorge e o Santo Guerreiro da Umbanda Ogum. Essa festa também marca o aniversário da Tenda Espírita São Lázaro, que completa 29 anos no bairro do Pita. A Tenda fica na Rua Dr. Pio Borges nº 2181 – Casa 02.
Para Pai Fernando D´Oxum, Bacharel em Direito, Zelador da Tenda Espírita São Lázaro do Pita e autor do Projeto do Museu da Umbanda em São Gonçalo, a data da comemoração da festa de São Jorge é uma vitória sobre todas as dificuldades, pois segundo ele, São Jorge, representa a vitória do bem contra o mal, da sorte contra o azar, da saúde contra a doença e finalmente a vitória da sabedoria sobre o obscurantismo.
"Cada devoto de São Jorge é imponderado com as armas fictas que esse santo poderoso guarda os que nele acreditam", disse.
Para ele, a Festa de São Jorge é a alegria do povo e a festa da comunhão, das mesas de feijoada e cerveja branca, que representam a fartura e a comunidade unida.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!