Delícia!

Festival de comida com chef famoso em Petrópolis; veja programação

Jimmy Ogro participou de quadro no 'Mais Você', da TV Globo

O evento acontecerá na Praça de Secretário, Petrópolis, nos dias 22, 23 e 24 de julho
O evento acontecerá na Praça de Secretário, Petrópolis, nos dias 22, 23 e 24 de julho |  Foto: Divulgação
 

O Festival AgroSerra – da Roça ao Prato está de volta. Após um longo período de isolamento social é hora de matar a saudade dos saberes e sabores da serra.

Jimmy Ogro é o grande chef convidado do Festival e vai preparar um delicioso prato com o ingrediente escolhido para esta 7ª edição: aipim, mandioca ou macaxeira, eleito pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21. 

O evento acontecerá na Praça de Secretário, Petrópolis, nos dias 22, 23 e 24 de julho e tem como objetivo promover os produtores e os microempreendedores locais, a sustentabilidade e resgatar a cultura da roça com a tradicional gastronomia e a música de raiz.

O festival é realizado pelo Instituto Caminho da Roça, Instituição sem fins lucrativos, tem apoio da Prefeitura de Petrópolis e de empresas locais como Fazendas Secretário Aroeira, Águas do Imperador e o Sebrae. 

As tradicionais cervejas artesanais, doces, conservas, queijos, cachaças, gin, vinho, artesanatos produzidos na região fazem parte do roteiro, com 60 expositores, que também garantem delícias veganas e vegetarianas.

Além das oficinas, workshop e rodas de conversa com temáticas para todas as idades, como o esperado encontro na Tenda Cultural com a escritora Sonia Hirsh, autora do livro Alimentação para os mais velhos. 

Também estará presente o Museu da Vida da Fiocruz com o lançamento do livro infantil e contação de história: 'Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19'; de Beatriz Schwenck, escritora e bibliotecária do Museu da Vida.

 Programação 

 Dia 22 de julho (sexta)  

18h às 23h - Feira de exposição de produtos 

18h - Abertura do evento  

19h - Tenda Cultural: Inauguração da exposição fotográfica “O que Vejo da Minha Janela”, uma campanha lançada pelo Instituto Caminho da Roça durante a pandemia da Covid-19, com fotos enviadas de vários lugares do Brasil e do mundo 

20h30: Apresentação musical com o Forró Astral de Laura Laguber e banda 

Dia 23 de julho (sábado) 

10h às 23h - Feira de exposição de produtos 

11h às 12h30 - Tenda Cultural: Lançamento do livro “Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19”, com contação de história, seguida de bate-papo com a autora Beatriz Schwenck (Bibliotecária do Museu da Vida Fiocruz).  

13h30 às 15h - Agrochef: Aula show com o Chef convidado especial, Jimmy Ogro.    

16h às 16h45 - Tenda Cultural: Lançamento do livro, “Costa Lima: um cientista, um laboratório e uma coleção de insetos”, com contação de história, seguida de bate-papo com a autora Cláudia Oliveira (Museóloga, integrante do Setor Educativo do Museu da Vida Fiocruz). 

16h45 às 17h30 - Oficina 'Bendito seja o Chá' - Workshop de como plantar e usar plantas medicinais e aromáticas, com a renomada bióloga especialista, Yara Brito. 

18h30 às 19h30 - Oficina 'A cachaça é nossa' - convidado especial: Cachaça Flor das Gerais, cachaça orgânica produzida em Felixlandia, Minas Gerais, e apresentação de cachaças da região serrana.

20h30: Apresentação musical do Forró do Aguinaldo com Guido Martini ebanda. 

Dia 24 de julho (domingo) 

10h às 20h - Feira e exposição de produtos  

10h30 às 11h30 - Oficina teórica e prática “Como fazer uma horta orgânica” - com o grupo Vem pra Roça - Serviços Agrícolas 

12h - Lançamento do livro e roda de conversa com a renomada jornalista e escritora Sonia Hirsch, moradora de Secretário, “Alimentação dos mais velhos” 

13h30 às 14h30 - Agrochefinho Veg – Oficina para as crianças com produção de sobremesa vegana com a cozinheira petropolitana e coordenadora do Instituto Caminho da Roça (ICR), Carol Rodrigues 

16h às 17h - Apresentação do Grupo Musical Projeto Sol, Som e Movimento, do Instituto Caminho da Roça (ICR) e a Orquestra dos jovens do Projeto Ação Social pela Música do Brasil, da Mosela 

17h30 - Apresentação musical da banda petropolitana Tribo de Gonzaga e Dança de quadrilha

Serviço 

Festival AgroSerra - da Roça ao Prato 

Local: Praça de Secretário | Estr. do Secretário, Centro - Pedro do Rio,

Petrópolis - RJ 

Dias 22, 23 e 24 de julho. Sexta-feira (22), das 18h às 23h; sábado (23), das

10h às 23h e domingo (24) das 10h às 19h.  

Entrada Gratuita

< Jovem morta em acidente de moto teve coreografia gravada por Anitta Preso homem que atirou explosivo em ato político no Rio <