Cidades
Fim de semana com bloqueio em praias de Niterói
Banhistas que tentaram acessar a praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, na manhã deste sábado (5), se depararam com uma barreira sanitária. O mesmo acontece nos acessos à praia de Itaipu.
De acordo com a prefeitura, somente veículos de moradores do bairro e prestadores de serviço estarão autorizados a ter acesso à orla. As medidas têm por objetivo evitar a propagação do novo coronavírus.
Segundo um Guarda Municipal que estava atuando em Itaipu, mais de 50 veículos que não eram de moradores tiveram que dar meia volta na manhã deste sábado (5).
Conforme a prefeitura, a praia de Itaipu foi considerada crítica em outros finais de semana.
Já nos acessos de Itacoatiara, teve motorista que tentou burlar a fiscalização para conseguir chegar a orla.
"Os moradores costumam estar com o comprovante de residência nas mãos ou no para-brisa. Quando eu pedi para um determinado motorista, ele morava na cidade de São Gonçalo", contou um Guarda Municipal que preferiu não se identificar.
Segundo a prefeitura, como já vem ocorrendo desde o início da implantação das medidas restritivas, os agentes também seguirão com equipes realizando varreduras nas praias, entre 12h30 e 16h, solicitando a saída de pessoas fora do horário estipulado para a prática de exercícios físicos.
Mas, muitos banhistas na praia de Itacoatiara ignoraram os pedidos dos agentes e continuaram na areia. O flagra foi constatado no início da tarde deste sábado (5).
“Sempre que a Guarda Municipal flagra pessoas fazendo o uso da praia para lazer, orienta e explica que a cidade está no estágio amarelo nível 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal e a permanência no local e o banho de mar ainda não estão liberados. A participação da população é fundamental para deter o avanço da pandemia na cidade", explica o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes.
Restrições
Na última terça-feira (1º), foi publicado no Diário Oficial a prorrogação das medidas restritivas de isolamento social até o dia 31 de dezembro. O Decreto 13.817/2020 consolida também as regras que regem os serviços que já estão em funcionamento na cidade, com o objetivo de deter o avanço do novo coronavírus.
A publicação mantém a necessidade do distanciamento social e do uso de máscaras como equipamento de proteção obrigatório em áreas públicas ou particulares em que haja atendimento ao público.
Desde o dia 21 de maio, quando se tornou obrigatório o uso de máscaras na cidade, já foram aplicadas mais de mil multas no valor de R$ 180.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!