Cidades

Fim de semana sem áreas de lazer nas orlas do Rio

Imagem ilustrativa da imagem Fim de semana sem áreas de lazer nas orlas do Rio
Espaços não poderão conter circulação de pessoas nos finais de semana. Foto: Marcelo Tavares

A prefeitura divulgou, nesta quinta-feira (10), que as áreas de lazer nas praias do Rio não poderão conter circulação de pessoas nos finais de semana e feriados. A medida também prevê a proibição do estacionamento nas vias do entorno.

A decisão, tomada em reunião com o prefeito Marcelo Crivella e o governador em exercício, Cláudio Castro, prevê a redução da circulação do número de pessoas para que se evite contágios do novo coronavírus.

As proibições acontecem nas orlas de Copacabana, Ipanema, Leblon e Aterro do Flamengo. As praias, segundo o comunicado, seguem liberadas ao banhistas.

Na semana passada, o prefeito já havia divulgado permissão para shoppings e centros comerciais da cidade abrirem 24 horas, a fim de evitar aglomerações nos meios de transporte durante as compras de fim de ano.

Casos no Rio

Os casos da Covid-19 seguem aumentando no Rio. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o estado passa da bandeira amarela, de baixo risco, para a bandeira laranja, de risco moderado. As regiões Baía da Ilha Grande, Baixada Litorânea e Serrana, que juntas concentram 12% da população do estado, estão também classificadas em risco moderado.

A secretaria informa que, atualmente, há 230 leitos de UTI e 206 de enfermaria, um total de 436 leitos na rede estadual dedicados ao tratamento da doença e há previsão de abertura de novos espaços, gradativamente.

A SES deu início, na última sexta-feira (4), ao programa de ampliação de testagem por RT-PCR, com abertura de três centros para diagnóstico precoce, onde estão sendo oferecidos 1,5 mil testes por dia.

Até a última quarta-feira (9), já havia sido realizados 4.183 testes de RT-PCR nas unidades. A Secretaria também repassou verbas de financiamento aos municípios fluminenses para ações de combate à doença, inclusive contemplando as parcelas em atraso.

< Padre com Covid-19 suspende missas em Maricá Meia rubro-negro é finalista do Puskas contra Son e Suárez <