Cidades
Final de semana com adoção de animais na Zona Sul do Rio de Janeiro
A feira de adoção RJPET acontece pela primeira em Ipanema, na zona sul do Rio, neste sábado (18). O evento acontece das 13h às 17h na Praça Nossa Senhora da Paz. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que é responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal, em parceria com a prefeitura do Rio.
As edições anteriores, acontecidas em Bangu, resultaram em mais de cem animais adotados. A meta das feiras de adoção é incentivar a adoção responsável de animais abandonados e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados necessários para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos pets.
"Devido ao sucesso das adoções realizadas em Bangu, resolvemos expandir nossa atuação. Dessa forma as pessoas terão a oportunidade de adotar seu amigo de quatro patas em uma feira de adoção sempre em seu bairro. Pensamos em realizar todo mês, essas campanhas em bairros diferentes da cidade", explicou o secretário, Marcelo Queiroz.
O interessado em adotar deverá apresentar identidade, CPF e comprovante de residência, além de passar por uma entrevista e assinar um termo de responsabilidade.
"Nosso objetivo é incentivar a adoção de animais que estão em projetos independentes, ONGs e até mesmo abandonados nas ruas. Acreditamos que as campanhas despertam nas pessoas o desejo e a consciência de levar um animal de estimação para casa", disse o secretário de Agricultura.
Animais
A convivência com um animal de estimação traz diversos benefícios à saúde física e mental, como a diminuição do estresse e da solidão, o aumento da carga de atividade física, a melhora da autoestima e, até mesmo, auxílio para superar o luto.
De acordo com dados divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47,9 milhões de lares brasileiros têm a presença de cães ou gatos.
Sobre a RJPET
A RJPET é uma subsecretaria que visa, além da realização de ações de incentivo à adoção, promover medidas de conscientização, dar suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, apoiar programas e projetos de defesa e bem-estar de animais, incentivando, ainda, sua posse responsável.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!