Tragédia

Fortes chuvas deixam mortos e desaparecidos no norte do Rio

Moradores estão ilhados em suas casas

Em Carapebus, represa rompeu e cidade ficou alagada
Em Carapebus, represa rompeu e cidade ficou alagada |  Foto: Ascom/Prefeitura Municipal de Carapebus
 

As fortes chuvas que atingem a região norte do estado do Rio desde quarta-feira (30) já deixam reflexos assustadores. Em algumas cidades, a catástrofe ambiental deixou mortos e desaparecidos, além de moradores ilhados em suas casas. 

Em Conceição de Macabu, um deslizamento deixou um morto e cinco feridos no bairro da Bocaina. A vítima fatal foi uma senhora de 62 anos.

Já em Carapebus, o prefeito da cidade, Bernard Tavares, emitiu um comunicado nas redes sociais informando que esta é a pior tragédia natural na história da cidade, que amanheceu debaixo d'água.

"É muito difícil, estamos desde as 3h da manhã nas ruas, já resgatamos idosos, crianças. Nós não vamos medir esforços, acabei de decretar estado de calamidade pública. Infelizmente, a previsão de chuva é até a data de domingo (4)", diz o comunicado.

  

Durante o temporal, um idoso, de 70 anos, foi atingido por um raio e morreu. Outras pessoas seguem desaparecidas. A informação também foi confirmada pelo prefeito.

De acordo com moradores, a situação está deixando todos ilhados em suas casas, sem conseguirem sair para trabalhar. 

"Eu trabalho em Macaé, tentei chegar no trabalho ontem [quarta] mas meu carro foi tomado pelas águas, chegou na metade, perdi até a placa. Tive que voltar para casa. Não tenho previsão de quando vou conseguir voltar ao trabalho", disse Gilson Souza, pintor industrial de 55 anos, ao ENFOCO.

Carros encontram dificuldades de trafegar em Macaé
Carros encontram dificuldades de trafegar em Macaé |  Foto: Arquivo Pessoal
  

As aulas na região estão suspensas e os colégios estão sendo usados como ponto de abrigo. Em Macaé, cidade vizinha, houve registro de diversos pontos de alagamento. A prefeitura emitiu um comunicado orientando a população.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Prefeitura Municipal De Macaé (@prefeiturademacae)

O fornecimento de água foi interrompido no bairro Córrego do Ouro devido à falta de energia e ao rompimento de uma adutora que leva água para o Centro do distrito, de acordo com a Secretaria Adjunta de Saneamento. As aulas da rede municipal foram suspensas. 

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão de pancadas de chuva em Conceição de Macabu, Carapebus e Macaé segue até o domingo (4), com a temperatura variando entre 26°C e 19°C. Em caso de emergência, ligue para os seguintes números:

Macaé e Conceição de Macabu

  • Defesa Civil - 199 (atendimento 24h)

Carapebus

  • Coordenadoria de Defesa Civil de Carapebus pela Central de Operações 153 e Corpo de Bombeiros pelo 193.
< Deolane briga com Pétala e Bia e climão pode rachar 'grupo A' Motociclista leva soco de policial em Magé; PM apura conduta <