Consulta

Futuro do Caio Martins será debatido em audiência pública

Evento acontecerá nesta quinta-feira (17), às 18h

Obras de readequação e revitalização são realizadas no local
Obras de readequação e revitalização são realizadas no local |  Foto: Divulgação/Governo do Estado

O futuro do Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, será tema de audiência pública, nesta quinta-feira (17), às 18h, na sede do espaço que fica na Rua Presidente Backer. O evento é aberto à população em geral. Comandado pelo deputado estadual Vitor Junior (PDT), o parlamentar explica que o encontro marca o início da consulta pública que o Governo do Estado promoverá para ouvir a opinião dos niteroienses.

"Vamos falar também sobre as obras de drenagem do entorno que serão realizadas pela Prefeitura de Niterói, uma antiga demanda dos moradores da região. Este processo de escuta da população é fundamental para termos o nosso Caio Martins de volta funcionando plenamente", pontuou Vitor Junior.

Leia+: Caio Martins: enchentes no entorno podem estar com os dias contados

Especificamente sobre melhorias no trânsito, Vitor Junior - que tem feito as principais articulações políticas sobre o tema, afirma que o objetivo é lutar por um projeto urbanístico para desafogar o congestionamento e melhorar a fluidez nas ruas da Zona Sul de Niterói.

"A gente sabe como ficam as ruas, principalmente nos horários de pico. Muitos carros estacionados nas ruas, nas calçadas, atrapalhando o vaivém do trânsito. Então uma adaptção urbanística será feita nessa região para equacionar esse problema, que inclusive impacta no Campo de São Bento. Vemos muitas famílias querendo desfrutar do ambiente, fazer um passeio por lá, mas esbarra na limitação urbanística", explicou.

Obras

O Caio Martins está passando por um processo de revitalização que proporciona melhorias e disponibiliza novas instalações para os amantes de esportes. Após encerrar a primeira fase de intervenções, com um investimento de cerca de R$ 2 milhões, o Governo do Estado iniciou em julho a 2ª fase de obras no local.

A reforma, realizada pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), tem como objetivo oferecer uma melhor experiência esportiva e cultural para a população. Entre as melhorias previstas nesta segunda etapa estão a construção de uma calçada ao redor do Caio Martins para oferecer mais acessibilidade e nova pintura para o telhado.

Uma das grandes novidades será a ampliação da arquibancada, além da reforma do ginásio. O complexo também vai ganhar uma piscina extra, ideal para prática de atividades inclusivas para idosos e crianças. Os apaixonados por futebol também terão motivos para comemorar: três quadras serão completamente reformadas, da reconstrução à pintura.

O Grupo de Trabalho criado em março pelo governador Cláudio Castro para decidir o futuro do Caio Martins já fechou o cronograma de ações para o segundo semestre.

Composto por representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa (Alerj), Prefeitura e Câmara Municipal de Niterói, o grupo prevê consultas públicas à população, para decidir o melhor uso do equipamento esportivo, como será o caso desta quinta-feira (17).

A infraestrutura e a segurança também serão aprimoradas. Novos refletores vão ser instalados no ginásio e na piscina, garantindo uma iluminação adequada para treinos e eventos noturnos.

Retorno das atividades

Com o término da primeira etapa de obras no mês de março, após readequação e revitalização de espaços internos como vestiários, banheiros e áreas comuns, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer retomou a rotina de atividades gratuitas no local.

Já são mais de 600 pessoas atendidas em diferentes modalidades, como natação, yoga, zumba, tai chi chuan e alongamento.

É o caso da dona de casa Ana Paula Lovatti, de 49 anos, que pratica hidroginástica e zumba. Ela viu no retorno das aulas a motivação para voltar a cuidar da saúde.

"Desde 2017 eu participo das atividades aqui no Caio, e senti falta delas durante as obras. Estar aqui novamente de frente com os professores me deixa muito feliz, é muito melhor do que fazer as aulas on-line. Pude retomar meus cuidados com a saúde e hoje me sinto completa. Espero que o complexo continue melhorando e receba, além de novas atividades, mais shows e feirinhas", comemorou.

< Hacker da Vaza Jato volta a prestar depoimento à PF Brinquedo quebra e arremessa pessoas em parque de diversões; vídeo <