Cidades

Gavião resgatado entre colunas de prédio na Zona Norte de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Gavião resgatado entre colunas de prédio na Zona Norte de Niterói
Ave que estava em boas condições de saúde já foi reintegrada à natureza em área de proteção ambiental. Foto: Ascom Niterói

Um gavião foi resgatado nesta sexta-feira (10) por equipes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói entre duas colunas dentro de um prédio no Fonseca, Zona Norte da cidade. Ao perceberem a presença do animal, preso no local de difícil acesso e sem possibilidade de sair, os moradores entraram acionaram a guarda através do número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

Os agentes realizaram o resgate do animal, que foi avaliado e, como estava em boas condições de saúde, foi reintegrado à natureza numa área de proteção ambiental, próximo ao Córrego dos Colibris, no Engenho do Mato, na Região Oceânica.

A Guarda Municipal de Niterói reitera que, em casos como esses, quem encontrar um animal silvestre deve entrar imediatamente em contato para que as equipes possam ser deslocadas para o local e fazer o resgate.  A coordenadoria especializada da Guarda Municipal já salvou, só este ano, 1.285 animais silvestres na cidade.

Os agentes da coordenadoria ambiental são treinados para esse tipo de situação. Em cada resgate é feito um procedimento de acordo com a espécie. Num primeiro momento os animais passam por uma avaliação pela própria equipe de resgate, e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados à unidade de conservação mais próxima.

Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Farmácias ficarão abertas 24 horas em Maricá Saúde de Niterói mobilizada no Setembro Amarelo <