Cidades

Governo do Estado lança neste sábado campanha 'Pescador Consciente'

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado lança neste sábado campanha 'Pescador Consciente'
|  Foto: VITORSOARES
Objetivo é alertar sobre os cuidados com o ecossistema e destacar a importância dos profissionais que trabalham com a pesca. Foto: Vítor Soares

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento lança, neste sábado (18), a campanha Pescador Consciente. Será durante o CleanUp Day, na Praia de Copacabana, na Zona Sul da cidde, onde acontece uma ação em defesa do meio ambiente.

Segundo a pasta, objetivo é alertar sobre os cuidados com o ecossistema e destacar a importância dos profissionais que trabalham com a pesca. A iniciativa faz parte do Programa de Mobilização Socioambiental das Colônias de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, criado com apoio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

Para o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, o evento evidencia a importância sociocultural e econômica dos pescadores.

"Todas as oficinas e projetos a serem realizadas por eles dentro do programa ajudam na manutenção da cultura da pesca artesanal e valorização desses profissionais, precisamos destacar e disseminar boas práticas econômica, social e ambiental", completa Marcelo Queiroz.

Segundo a bióloga Louise Schiatti, o programa busca incentivar os pescadores em atividades socioambientais já desenvolvidas pelas colônias, mapear potencialidades e aumentar a cooperação entre as colônias e demais instituições participantes.

Para o presidente da Fiperj, Ricardo Ganem, todas as ações vão fortalecer as colônias já assistidas pela fundação e aprimorar as técnicas pesqueiras.

"O norteamento dos pescadores também quanto às legalidades existentes será articulado para que possamos assim consorciar as atividades pesqueiras com o desenvolvimento sustentável em observância das normativas ambientais", Secretaria de Estado de Agricultura lança a campanha Pescador Consciente" afirma Ganem.

Ação

O evento de lançamento será neste sábado (18), em Copacabana (posto 6), das 10h às 12h, e contará com a parceria do Grupo BioTrabalho (GBioTra), BioEco Brasil, Projeto Cavalos-Marinhos RJ e Recicla Orla.

Já na próxima quinta-feira (23), o evento estará em apoio ao CleanUp Day realizado pela Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG/INEA), com a mobilização da Colônia Z-14.

< Economia do Rio cresceu quase 5% nos primeiros seis meses deste ano Operação Lei Seca intensificada durante a semana Nacional do Trânsito <