Lazer

Gradim ganha praça revitalizada com brinquedos e plantas frutíferas

A praça ainda conta com uma placa escrito 'Eu amo São Gonçalo'

Praça revitalizada foi inaugurada neste sábado (29)
Praça revitalizada foi inaugurada neste sábado (29) |  Foto: Péricles Cutrim
  

São Gonçalo ganhou mais um espaço de lazer neste sábado (29): é a nova Praça Evaristo Rica Marcos, mais conhecida como Praça do Gradim, que foi revitalizada e tem novos brinquedos e até mesmo um espaço para ginástica de jovens e adultos. O espaço é mais uma do programa ‘Praça Renovada’. O grande diferencial da praça é a placa “Eu amo São Gonçalo”, que traz um espaço para aqueles gonçalenses de coração tirarem foto e demonstrarem o carinho pelo município. Um outro diferencial é a mureta de proteção ao redor da praça, que garante mais segurança para aqueles que aqui estarão todos os dias, além dos pés de amora implementados no local, criando mais contato da população com a natureza. 

O prefeito Capitão Nelson esteve no local e falou com o público. 

“É uma satisfação estar aqui! Não conseguimos mudar a história de São Gonçalo sozinho, é muito esforço e empenho. Peço que os moradores do Gradim cuidem da praça, a praça não é minha, nem do vereador ou do deputado. A praça é de todos. Estamos realizando inúmeras obras em São Gonçalo, na educação, na saúde e na infraestrutura e de tudo isso uma coisa que me emociona muito”, afirmou ele. 

Leia +: Brasilândia, em São Gonçalo, ganha praça reformada e com novidades

Leia +: São Gonçalo inaugura nova área de lazer no bairro de Itaúna

Leia +: São Gonçalo ganha praça revitalizada com parque, quadra e academia

O evento de inauguração ainda contou com a presença do deputado estadual Douglas Ruas, que conversou com o ENFOCO

“Quando eu era secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais de São Gonçalo recebemos diversas solicitações para essas praças e uma das praças mencionadas foi essa. Criamos esse programa para revitalizar as praças e dar oportunidade aos gonçalenses para terem lazer no bairro, assim a gente melhora a autoestima e cria sensação de pertencimento ao bairro”, afirmou. 

Todas as luzes da praça são de LED. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Conservação, Edson Leal. 

“O projeto Praça Renovada leva arte, lazer e cultura para os espaços públicos do município. Essa é a quarta praça reformada, porém estamos fazendo manutenção em outras praças, trocando brinquedos, colocando iluminação em LED, que é mais moderna, e dando acessibilidade para a população, desse crianças até pessoas da terceira idade. O paisagismo deixa as praças mais floridas, coloridas e com mais visibilidades. Nas praças que estamos atuando, retiramos as grades que antes davam o aspecto pesado e restrito e colocamos jardineiras suspensas para dar deixar o espaço mais humanizado ao espaço público”, afirmou ele. 

Placa com os dizeres '"Eu amo São Gonçalo" foi instalado na praça
Placa com os dizeres '"Eu amo São Gonçalo" foi instalado na praça |  Foto: Péricles Cutrim
 

Novidades

O secretário também disse que, a partir de hoje, arbustos frutíferos serão instaladas em todas as praças revitalizadas, incluindo a do Gradim. 

“Aqui colocamos pés de amoras. Queremos colocar arbustos de espécies frutíferas no espaço para criar o contato com as crianças. Assim aproximamos pais e filhos e fazemos essas crianças terem contato com a natureza para que, no futuro, elas possam replicar esse entendimento e contato com a vegetação”, afirmou ele. 

O evento de inauguração da praça ainda contou com música ao vivo sob responsabilidade da Orquestra Municipal. A Caravana de Arte e Lazer trouxe pula-pula, algodão doce, piscina de bolinhas e cachorro-quente para as crianças se divertirem. 

A inauguração da praça contou também com a presença dos vereadores Cici Maldonado, Patrícia Silva, Tião e Felipe Guarany. Além do deputado federal Altineu Côrtes e do vice-prefeito Sergio Gevú. 

O local inicialmente seria inaugurada na sexta-feira (28), mas o evento precisou ser adiado por causa das chuvas que atingiram o município neste dia. 

Para os moradores da região, a novidade animou. A funcionária pública de Niterói Liana Melo, de 42 anos, mora pela região há 12 anos e tem dois filhos, uma menina de 10 anos e um menino de 3. A novidade e, principalmente os novos brinquedos do espaço, são motivo de satisfação. 

“É excelente que aí não precisamos buscar um outro lugar de lazer para eles e nem precisamos ir tão longe para isso. Acho que essa revitalização melhorou muito o local, tirou as barracas que tinham e trouxe mais seguranças para que nós possamos trazer nossos filhos aqui”, afirmou ela. 

A recepcionista, Sônia Marques, de 66 anos, mais conhecida como Xuxa, falou sobre como é ver o bairro que nasceu e cresceu passando por essa importante mudança no quesito lazer.

“A praça tá linda e vou te falar mais: esse prefeito está fazendo cada praça linda nesse município. São Gonçalo está com outra cara, deixou de ser um patinho feio para ser lindo. Estou muito satisfeita mesmo! Vim prestigiar mesmo, achei tudo linda e já fui em outra praças revitalizadas como a da Brasilândia, foi tudo ótimo. Os brinquedos aqui revitalizados para as crianças antes estavam todos quebrados. A palavra que tenho para isso tudo é gratidão”, afirmou ela. 

O programa ‘Praça Renovada’ já renovou áreas de lazer do tipo nos bairros de Boaçu, Itaúna e Jardim Catarina. O próximo bairro com praça renovada será o Vila Três, na próxima sexta-feira (5).

  • Gradim ganha praça revitalizada com brinquedos e plantas frutíferas
  • Gradim ganha praça revitalizada com brinquedos e plantas frutíferas
  • Gradim ganha praça revitalizada com brinquedos e plantas frutíferas
  • Gradim ganha praça revitalizada com brinquedos e plantas frutíferas
  • Gradim ganha praça revitalizada com brinquedos e plantas frutíferas
  • Gradim ganha praça revitalizada com brinquedos e plantas frutíferas
 

< Justiça derruba decisão que suspendeu funcionamento do Telegram Com time misto, Fluminense perde para o Fortaleza fora de casa <