Cidades
Grávidas que tomaram 1ª dose da AstraZeneca podem tomar 2ª da Pfizer no Rio
Grávidas que se vacinaram contra a Covid-19 com a primeira dose da AstraZeneca poderão completar a imunização com a Pfizer, segundo o anúncio realizado pelo secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, na madrugada desta terça-feira (29).
De acordo ainda com o secretário, as gestantes devem passar por avaliação dos riscos e benefícios com seus médicos para assim realizar a aplicação da vacina da Pfizer 12 semanas após a primeira dose.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de nove países recomendam a aplicação da segunda dose da Pfizer posterior a primeira dose da AstraZeneca: Alemanha; Canadá; Coreia do Sul; Chile, Dinamarca; França; Finlândia; Noruega; Portugal; e Suécia. Outros quatro já autorizam: Espanha; Emirados Árabes; Inglaterra; e Itália.
O Rio segue com a vacinação nesta terça (29) para pessoas com 46 anos, sendo o período da manhã reservado às mulheres e o da tarde aos homens. Gestantes, puérperas e lactantes de 18 anos ou mais podem ser vacinadas qualquer dia da semana. Já a segunda dose deve ser realizada conforme a data estipulada no comprovante da primeira.
A vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido a possíveis efeitos adversos do imunizante.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!