Empoderamento

Grupo de mulheres promove shows e oficinas gratuitas em Niterói

Evento acontece nos domingos 15, 22 e 29 de janeiro

Grupo atua há dois anos com mais de 30 artistas
Grupo atua há dois anos com mais de 30 artistas |  Foto: Divulgação
  

O Campo de São Bento, na Zona Sul de Niterói, recebe uma programação de shows e oficinas gratuitas no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno por três domingos consecutivos. 

O MANA, “Mulheres Artistas de Niterói Apresentam”, tem o objetivo de conectar e apoiar expoentes da música fluminense por meio de residências que promovem o protagonismo feminino em cena e no backstage. 

As artistas Tacy, Aika Cortez, Bruna Matos, Lorena Gomes, Carol Mariano, Aline Peixoto, Beliza Luar, Chelle, Ella Fernandes, Érica Alves, Carol Mathias e o grupo Baque Mulher são alguns nomes confirmados na programação.

Serão realizados três shows por domingo, além de oficinas e rodas de conversa sobre criatividade, musicalidade, composição e o protagonismo feminino na cena musical. Na Ocupação MANA, essas trajetórias e gêneros se encontram no exercício do empoderamento pautado pelo feminismo na música e nas artes. Tudo criado e conduzido por mulheres. 

O movimento já apoiou 30 artistas em diversas etapas da cadeia produtiva da música de Niterói e outros municípios da região, criando oportunidades para que elas possam atuar como protagonistas de suas próprias carreiras.

Há um longo caminho a percorrer: dados coletados por entidades de direitos autorais, sistematizados pela Women In Music, mostram que a divisão de gênero nas atividades musicais de todo o mundo é de, aproximadamente, 70% de homens e 30% de mulheres. Dois relatórios produzidos pela União Brasileira de Compositores, chamados “Por elas que fazem a música”, mostram que as mulheres representam somente 10% da participação na área.

“Os dados mostram de forma clara as diretrizes patriarcais às quais o mercado da música funciona, tornando a cena um ambiente hostil ao desenvolvimento artístico feminino. Queremos dar visibilidade criando espaços de representatividade seguros e aproximando artistas de diferentes gêneros e fases de carreira. O MANA é um movimento importante na disrupção dessa engrenagem, na criação de novas formas de funcionamento e na maior equidade de gênero no meio”, afirma Flávia Salles, uma das criadoras do MANA. O projeto mapeou as artistas niteroienses em um banco de dados e já lançou dois EPs, o Lugar da Mulher e Ecoar, disponíveis no Instagram @manamusica_.

“Enquanto mulher musicista a gente se sente um tanto isolada em uma bolha masculina, você não é olhada tanto como uma profissional até o momento em que você pega e toca. Então você tem que provar que pode ser boa naquilo, que tem alguma coisa pra acrescentar”, desabafa a cantora Bruna Matos. “Esse coletivo MANA, essa força que o feminino tem é muito poderosa. Para além de tudo que a gente aprendeu aqui profissionalmente, ter uma troca com as minhas colegas cantoras e compositoras tem sido muito especial... ver que várias dela passam por várias questões que eu também passo e que a música e a escrita, mais do que o sucesso que cada uma projeta, é o caminho pra gente”, resume Ella Fernandes – que se apresenta na Ocupação MANA em Niterói.

O Projeto Ocupação MANA tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ 2.

Programação 

Ocupação Mana no Campo de São Bento

Data: 15/01/23

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo de São Bento, Icaraí – Niterói.

Horário: 10h às 17h

Programação: Workshop de Imaginação Criativa com Érica Alves (10h), Oficina de Xequerê com Baque Mulher (11h) e bate papo + pocket show das artistas Bruna Matos (13h30), Aika Cortez (15h20) e Tacy (16h10).

Classificação: LIVRE

GRÁTIS

Data: 22/01/23

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo de São Bento, Icaraí – Niterói.

Horário: 10h às 17h

Programação: Oficina de DJ para Iniciantes com DJ Cuca (10h), Noções Básicas de Produção de Show com Emilly Kruger (11h) e bate papo + pocket show das artistas

Lorena Gomes (13h30), Carol Mariano (15h20) e Aline Peixoto (16h10).

Classificação: LIVRE

GRÁTIS

Data: 29/01/2023

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo de São Bento, Icaraí – Niterói.

Horário: 10h às 17h

Programação: Oficina de Composição com Carolina Mathias (10h), Oficina de Rima com Aika Cortez (11h) e bate papo + pocket show das artistas Ella Fernandes (13h30), Beliza Luar (15h20) e Chelle (16h10).

Classificação: LIVRE

GRÁTIS

< 'Não acreditei', diz irmão de jovem morto por bate-bolas no Rio Youtube vai pagar por vídeos dos Shorts a partir de fevereiro <