De tudo um pouco

Halloween, eleição, Copa do Mundo e Natal: deu a louca no comércio!

Em pleno mês de outubro, prateleiras estão diversificadas

Enfeites do Brasil e para festas de Halloween estão entre os procurados
Enfeites do Brasil e para festas de Halloween estão entre os procurados |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Falta pouco para o final de 2022 e, com ele, a junção de diversas datas especiais está transformando o comércio em uma verdadeira mistura de gostos e movimentando as vendas. O ENFOCO percorreu as ruas da Saara, no Centro do Rio, para comprovar um post sobre a miscelânia de produtos e saber como os lojistas estão lidando com um comércio tão misto.

Bandeiras de candidatos que concorrem às eleições para presidente, enfeites de Halloween, utensílios para torcer durante a Copa do Mundo e até mesmo decorações de Natal. Estes são alguns dos itens que a clientela mais encontra. 

Post sobre essa 'fartura' no comércio viralizou
Post sobre essa 'fartura' no comércio viralizou |  Foto: Reprodução/Rede social
 

Para a comerciante Raissa Lopes, de 28 anos, o que tem saído bem no momento são itens do Brasil, dentre eles camisas, enfeites, bandeiras e chapéus.

"Copa já é mês que vem, então está saindo bastante. Por exemplo, a bolsa tá saindo um pouco devagar, de vez em quando sai. Mas bandeira, capa para carro, blusa do Brasil? Ta saindo bastante", afirmou.

Na loja do Bruno Costa, de 30 anos, a procura está bem diversificada. Cada cliente que chega caça um produto diferente. Isso tem alavancado as vendas.

Tá uma bagunça né? Eleição, primeiro turno, segundo turno, Halloween, Copa do Mundo, final do Flamengo... Então, as vendas estão mescladas, vende uma coisa, mas tá decolando Bruno Costa, comerciante
  
No Saara a expectativa de venda é um crescimento de 70%
No Saara a expectativa de venda é um crescimento de 70% |  Foto: Lucas Alvarenga
 

André Haddad, vice-presidente da Saara, contou que a expectativa de venda é um crescimento de 70% para o último trimestre, devido ao período de aquecimento do varejo. 

"Esperamos que os itens mais comercializados sejam camisas e decoração para Copa do Mundo, enfeites de Halloween e os tradicionais presentes de Natal. Nossos lojistas estarão de prontidão para atender a todos, pois o faturamento desse final de ano será crucial para a reativação plena do comércio na região", informou Haddad.

Niterói

Comércio de Niterói espera fechar este segundo semestre com movimento 12% superior
Comércio de Niterói espera fechar este segundo semestre com movimento 12% superior |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, as coisas não estão diferentes. No Barcas Shopping, lugar onde as opções são variadas, muitos stands já estão oferecendo produtos com temas diferentes.

A aposentada Sônia Araújo, de 67 anos, estava procurando uma nova lâmpada de LED para colocar na árvore de natal. Ela aproveitou que a netinha, de 6 anos, vai celebrar o Halloween na escola e já estava dando uma olhada nas fantasias.

"Que loucura! Eu vim buscar um pisca-pisca para minha árvore, gosto de procurar bem antes, mas tem fantasias aqui na loja da frente, não resisti e vou levar a que minha neta precisa", disse animada.

Árvores de Natal já ganham espaço no comércio
Árvores de Natal já ganham espaço no comércio |  Foto: Lucas Alvarenga
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL) informou que a previsão é de que as vendas aumentem 10% em relação ao ano passado.

"O comércio está otimista, a gente espera que com o pagamento do do auxílio do governo a gente consiga um maior volume de dinheiro no mercado, obviamente, e isso vai. com certeza. se refletir nas vendas. A semana do Dia das Crianças foi uma semana boa e quando esse dia é bom, o final de ano também é", afirmou disse esperançoso.

Previsão é de que as vendas aumentem 10% em relação ao ano passado
  

Charbel Tauil, presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), também afirmou que a expectativa é de otimismo para as vendas de fim de ano. Ele destacou a recente pesquisa da Fecomércio RJ que revelou que 80,3% dos empresários esperam que a situação melhore nos próximos meses.

O comércio de Niterói espera fechar este segundo semestre com movimento 12% superior ao dos primeiros seis meses do ano, como prevê a Associação Brasileira do Varejo (ABV). Segundo o presidente, a categoria está confiante e espera retomar o patamar de antes da pandemia. 

“Hoje, temos uma baixa de inflação e até mesmo deflação por meses seguidos. Medidas do Governo Federal como a redução nos preços dos combustíveis e nos impostos de mais de 4 mil produtos devem contribuir para aquecer as vendas neste final de ano", explica Charbel.

< Niterói terá ônibus de graça no 2º turno Gabi Brandt quebra o silêncio e comenta denúncias contra Saulo <