Agosto Lilás

Hospital registra mais de 40 casos de violência doméstica em 2023

Mês é voltado à prevenção e ao enfrentamento ao feminicídio

Agosto é o mês de prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher
Agosto é o mês de prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher |  Foto: Divulgação

Com a chegada de agosto, começa também o mês de prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher. Com apenas três dias, o número de ocorrências em casos de feminicídio já cresceu. Nestes primeiros três dias do mês, a emergência do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, registrou duas ocorrências contra mulheres.

A unidade, referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio, prestou socorro nos primeiros setes meses deste ano a 41 mulheres, muitas menores, vítimas de agressão, estupro ou tentativa de homicídio. 

O Centro Especializado de Orientação à Mulher (Ceom), também na cidade, atendeu 912 mulheres nos primeiros sete meses deste ano. Foram cerca de 130 mulheres por mês buscando algum tipo de ajuda após sofre maus-tratos em casa, no trabalho ou na rua.

Paralelamente, a Sala Lilás da Subsecretaria Municipal de Atenção à Mulher atendeu no mesmo período outras 614 mulheres.  

São Gonçalo mantém uma Feira de Artesanato para Mulheres Empreendedoras, todas as quartas e sextas-feiras, na Praça Luiz Palmier, no Centro. São mulheres em situação de vulnerabilidade social e que buscam no espaço um local para troca de experiência e diálogo.

< Belo é processado por cancelar show; entenda o caso Arraiá inclusivo da Pestalozzi de Magé promete agitar o domingo <