Cidades
Idosos podem ser obrigados a sair do Abrigo Cristo Redentor
Um impasse no envio de documentações pode resultar no fim do convênio entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Abrigo do Cristo Redentor, no bairro Estrela do Norte. Isso porque, o contrato firmado termina neste mês de dezembro e, por conta das pendências, 56 idosos poderão ser realocados para outros abrigos no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, existem pendências legais e por isso não será possível garantir a renovação. O contrato de manutenção responde por 56 abrigados, que vivem no abrigo, custeados pela prefeitura.
De acordo com a pasta, a instituição não apresentou a documentação necessária para a renovação, levando o município a buscar novos abrigos, através de um chamamento público. Em nota 'a prefeitura informou que lamenta a situação do Abrigo Cristo Redentor, devido a importância dele para o município, mas que está impossibilitada de renovar o convênio para não incorrer em um crime de responsabilidade'.
A prefeitura conclui ao afirmar que o abrigo foi sinalizado por diversas vezes sobre a necessidade da regularização da situação.
A direção do abrigo, no entanto, nega ter sido informada sobre a necessidade de regulizar documentações.
"Não mandaram nenhum pedido de solicitação de renovação. Teria que vir um documento sinalizando o que teria que ser entregue e não recebemos. Eles não pediram nada. Não foi comunicado nada questionando sobre a situação."
Ademir Corrêa, diretor superintendente do Abrigo do Cristo Redentor
Dívidas
O diretor informou ainda que a verba do convênio auxilia no cuidado dos abrigados e no pagamento do salário dos funcionários. Segundo Ademir, o abrigo recebe cerca de R$ 1500,00 por idoso. Ainda de acordo com ele, a Prefeitura de São Gonçalo e a Fundação Leão XVIII, órgão vinculado ao Governo do Estado, que também têm idosos alocados, já atrasaram o repasse das verbas, o que dificulta ainda mais o funcionamento do local.
Instituição
O fim da parceria pode acarretar na separação de diversos idosos acostumados ao convívio no ambiente. O Abrigo do Cristo Redentor é uma instituição que possui 81 anos e tem como objetivo prestar assitência social para pessoas carentes com idade superior a 60 anos.
"Nós somos uma família. Só eu estou aqui há quatro anos. Tem gente que está aqui há dez. Aqui sou bem tratado, me ensinaram a pintar e a gente se acostuma. Quando eu sofri um acidente na rua, eu fui operado e me trouxeram para cá, onde recebi atendimento da fisioterapeuta"
Joaquím Silva, 72 anos, residente do abrigo
De acordo com o Abrigo do Cristo Redentor, os residentes possuem um acompanhamento de um corpo técnico multidislipinar, formado por profissionais de Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!