Cidades
Inea apresenta boletim de balneabilidade das praias de Niterói
O boletim de balneabilidade deste ano, divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente, mostra que as praias de Niterói prometem ser mais uma opção de lazer para a população. Os melhores índices foram registrados nas praias de Itacoatiara, Piratininga, Camboinhas, Adão e Eva. Já as praias de São Francisco, Charitas e Jurujuba, todas banhadas pela Baía de Guanabara, também se mostraram em boas condições para o banho, quando comparados aos anos anteriores.
“Em relação à existência de resíduos sólidos na areia, isso se deve ao hábito dos banhistas de deixarem lixo nas praias, situação que vem sendo alvo de ações de conscientização da população sobre a importância da preservação da praia”, explicou o diretor de Pós-Licença do Inea, José Maria Mesquita.
Avaliação
A avaliação das condições de balneabilidade das praias é feita através da verificação dos níveis de bactérias de origem fecal nas amostras coletadas de água. Entre os fatores que podem afetar a balneabilidade estão: a localização geográfica da praia (praias no interior de baías e praias oceânicas), a pluviosidade (incidência de chuvas), a proximidade com o deságue de rios e canais, e o extravasamento de galerias pluviais.
Durante o verão, período mar ado pelas chuvas, as praias apresentam resultados menos satisfatórios quando comparados aos do período de estiagem. No caso das praias de Niterói, principalmente as praias interiores, também deve se considerar a influência das águas da Baía de Guanabara.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!