Cidades

Inea embarga construções irregulares

Uma denúncia levou uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente a descobrir um aterramento e uma construção irregular na área de proteção da lagoa de Ponta Negra, em Maricá. Quatro construções estavam sendo erguidas bem próximas ao espelho d'água. Três dos quatro imóveis foram embargados. O outro só ficou de fora da medida porque o responsável não foi encontrado para receber a notificação. Uma nova vistoria será marcada para formalizar o embargo restante.

As construções irregulares serão demolidas e a área será reflorestada. Outra medida adotada será a instalação de placas alertando a proibição de novas construções, já que o local é um espaço de proteção ambiental.

Paulo Cunha, representante do Inea, faz um alerta para que as pessoas não tenham esse tipo de surpresa ao comprarem um terreno. “É essencial que o cidadão procure o Inea antes de adquirir o terreno, quando o mesmo for perto de lagoa ou rio, para verificar se o mesmo está em Área de Proteção Permanente – APP - ou em uma área não edificável. A questão é simples. Basta vir ao órgão e dar entrada em um processo de Faixa Marginal de Proteção ou um de localização de terreno. Não queremos transformar o sonho de alguém em pesadelo”, declarou.

< EXPO Religião no Boulevard Olímpico Clin adere ao Outubro Rosa <