Cidades

Inscrições abertas para o Projeto Botinho

Projeto acontece em quatro praias da região. Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) abriu, nesta segunda-feira (13), as inscrições para o Projeto Botinho. A edição 2020 da colônia de férias da corporação é uma correalização com o Sesc RJ, com o apoio da Fundação de Apoio ao CBMERJ (Fabom), e está prevista para começar no dia 20 de janeiro, em 25 praias do Estado.

As atividades são gratuitas e direcionadas para crianças e adolescentes. Os alunos são divididos em três turmas: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos). 

"O Botinho é a nossa tradição de verão. Fundamental no nosso calendário.  Além da prevenção a afogamentos, trabalhamos com crianças e adolescentes aspectos importantes para a sua formação e desenvolvimento, como cidadania, direitos, segurança, meio ambiente, esporte e saúde", afirmou o coronel Roberto Robadey Jr, comandante-geral do CBMERJ.  

Na região, o projeto vai acontecer na Praia de Itaipu (Praça Doutor Viçoso Jardim - Ponto final da linha de ônibus 38); na Praia de Piratininga - (Av. Almirante Tamandaré, em frente ao nº 97 - ponto final da linha 39 de ônibus); na Praia de Itaipuaçu - (Av. Beira Mar, s/nº - entre a Rua 1 e o Quiosque Sobre as Ondas) ; e na Praia de Ponta Negra - (Av Litorânea, s/ nº, Canto - em frente ao Quiosque do Beto - Maricá).

Os responsáveis interessados devem se dirigir ao 4º GMar (Itaipu), com uma cópia da sua identidade; uma cópia da certidão de nascimento ou da identidade da criança; um atestado médico original atual (informando que o menor está apto a realizar atividades físicas) e uma foto colorida 3x4.

"Estaremos em praticamente todo o litoral do Estado do Rio de Janeiro. Pretendemos alcançar um grande contingente da população fluminense. O trabalho desenvolvido com os jovens acaba reverberando nas famílias, nos banhistas, na comunidade. É um mar de possibilidades para transmitir valores positivos e importantes para a sociedade como um todo", disse Ester Bayerl, coordenadora de Assistência do Sesc RJ.

O projeto Botinho acontece desde 1963. O objetivo é estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. A garotada recebe noções de preservação do meio ambiente, orientações sobre as condições do mar, sobre primeiros socorros e dicas para evitar afogamentos. 

< Carnaval 2020: Sambódromo ainda passa por obras Campanha contra o Sarampo é lançada nesta segunda no Rio <