Cidades

Inscrições para os projetos Botinho e Onda Certa esse mês

Em Maricá, a Praia de Itaipuaçu foi uma das opções de 2019. Foto: Arquivo / Ibici Silva

Prevista para abrir inscrições a partir do dia 13, o projeto Botinho, iniciativa do Corpo de Bombeiros, contará mais uma vez com o apoio do Sesc. A tradicional colônia de férias da corporação está prevista para começar ainda esse mês, entre os dias 20 e 31 (exceto sábados e domingo), em mais de 20 praias do estado, entre elas Niterói e Maricá.

O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou o número e praias selecionadas para a iniciativa. No ano passado, o projeto aconteceu nas praias de Piratininga e Itaipu, em Niterói, enquanto as praias de Itaipuaçu e Ponta Negra foram as escolhidas em Maricá, área operacional do 4º Gmar.

Crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos participam do projeto que conta com aulas de prevenção ao afogamento e regras de ordem unida, com atividades lúdicas.

"O projeto alcança mais de 4 mil crianças em todo Estado. Eles recebem informações sobre preservação do meio ambiente, os riscos existentes nas praias, informações de primeiros socorros, tudo isso através de atividades lúdicas. Esses projetos acontecem durante duas semanas e são importantes para as crianças,0 pois desenvolve a cultura de prevenção aos acidentes nas praias", informou o tenente-coronel Julio Melo, comandante do 4º Gmar.

Responsáveis interessados no projeto gratuito devem ficar atentos ao período de inscrição, que é limitado pelo número de vagas.

Botinho

O projeto acontece desde 1963, período de férias escolares. O objetivo é estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas.

Os jovens e crianças recebem noções de preservação do meio ambiente, orientações sobre as condições do mar, sobre primeiros socorros e dicas para evitar afogamentos

As atividades são gratuitas e direcionadas para crianças e adolescentes. Os alunos são divididos em três turmas, com propostas adequadas a cada faixa etária: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos).

Onda Certa

Maricá também conta com o projeto Onda Certa, na Praia Barra de Maricá. Foto: Divulgação
Maricá também conta com o projeto Onda Certa, na Praia Barra de Maricá. Foto: Divulgação

Exclusivo da Prefeitura de Maricá, a iniciativa Onda Certa é realizada nos moldes do Botinho, mas acontece dos dias 21 de janeiro a 1º de fevereiro na  Praia da Barra de Maricá. São 60 vagas para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos. A previsão é de abertura das inscrições até o dia 15.

< Interdição na RJ-106 para obras em Maricá Fase de confirmar matrícula escolar começa segunda em Maricá <