Cidades

Investigação sobre as variantes da Covid-19 é ampliada no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Investigação sobre as variantes da Covid-19 é ampliada no Rio
Estudo já analisou cerca de 90 amostras e busca entender as modificações do vírus. Foto: Ascom/Prefeitura de São Gonçalo

O sequenciamento genético para verificação de novas variantes da Covid-19 em circulação no Estado do Rio de Janeiro foi ampliado, e já apresenta os primeiros resultados. O estudo, que busca entender mais sobre as modificações sofridas pelo SARS-CoV-2, é um dos maiores na área de sequenciamento do vírus da Covid-19 do país. A primeira etapa foi realizada com 90 amostras e, nos próximos seis meses, serão analisadas cerca de 400 a cada 15 dias, totalizando 4.800 amostras. Nos primeiros resultados, obtidos com amostras colhidas de 24 a 28 de março, houve a confirmação da circulação das linhagens P1, P2 e B.1.1.7, com predominância da P1 nesta terceira onda da pandemia no estado.

A iniciativa, que conta com a participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) - com recurso de R$ 1,2 milhão. A parceria envolve ainda o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), a Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio.

Este novo estudo é resultado de um sequenciamento genético de última geração, com dados captados em 17 municípios, que contemplam todas as regiões do estado. Nos dados analisados neste período, a linhagem de maior frequência foi a P1, identificada em 94,44% das amostras, e em todas as regiões do estado. Nas regiões Metropolitana, Centro e Norte, a prevalência foi de 100%. A variante P2 foi identificada nas regiões Sul e Baixada Litorânea, e a B.1.1.7, nas regiões Médio Paraíba e Noroeste do estado.

"As áreas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde têm feito acompanhamento constante de todos os dados da Covid-19. E as informações obtidas pelo sequenciamento genômico permitem ter um panorama atual da evolução das variantes circulantes no estado e melhorar ações epidemiológicas, o que possibilita fortalecer as estratégias de combate à pandemia, que já vêm sendo tomadas pela secretaria", destacou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Em paralelo, há outros dois sequenciamentos em andamento, com amostras do Estado do Rio de Janeiro, realizados pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde. Juntos, já analisaram 287 amostras, desde fevereiro, apresentando a prevalência da variante P1 nos sequenciamentos.

< Exames feitos no prefeito de São Paulo mostram avanço do câncer Museu de Arte de Brasília é reinaugurado após 14 anos fechado <