Cidades

IPTU: Carnês disponíveis nos primeiros dias de 2020 em Maricá

Carnês do IPTU devem chegar nos primeiros dias de janeiro. Foto: Ascom Maricá

Os contribuintes de Maricá devem começar a receber nos primeiros dias de janeiro os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020, que começaram a ser postados pelos Correios nesta sexta-feira (27). No caso de o carnê não ser entregue neste período, a segunda via estará disponível a partir de 13 de janeiro.

A reemissão do carnê será disponibilizada no site da Prefeitura de Maricá e nos postos dos Serviços Integrados Municipais (SIM) do Centro, Inoã e Itaipuaçu. O pagamento em cota única pode ser feito até 28 de fevereiro, com desconto de 15%.

“É importante ressaltar que, mais uma vez, não houve aumento de valor de IPTU para o exercício de 2020, sendo feita apenas uma correção em 2,74% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação no país de forma oficial, no período de Outubro/2018 a Junho/2019”, destaca o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Maricá, Leonardo Alves.

No mesmo título do IPTU, segundo o secretário, é cobrado também o valor correspondente a taxa de coleta de lixo. O valor da UFIMA para 2020 ficou em R$ 157,06.

A secretaria também modificou processos internos de forma a facilitar o pagamento das guias de segunda via geradas no site. Antes as informações do contribuinte eram enviadas ao banco duas vezes por dia. Com isso, uma vez solicitada a emissão da nova guia, era preciso aguardar 24 horas que a instituição bancária registrasse o documento para pagamento.

Desde novembro, a Gerência de Receita da pasta vem fazendo seis envios de informações diárias, entre 9h30 e 17h. Com isso, as guias passaram a estar disponíveis para pagamento em um prazo muito menor.

< Programa para gestores de Saúde pode chegar ao Rio em 2020 João Gabriel canta para multidão em Maricá <