Cidades

Itaboraí divulga calendário atualizado para dose de reforço contra Covid-19

Imagem ilustrativa da imagem Itaboraí divulga calendário atualizado para dose de reforço contra Covid-19
Para receber a terceira dose, os idosos devem comparecer a um dos 34 postos de vacinação disponíveis. Foto: Ascom/Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) divulgou nesta segunda-feira (11) um novo calendário de aplicação da dose de reforço (3ª dose)  da Covid-19, que começará nesta quarta-feira (13).  Para quem tem mais de 65 anos e tomou a segunda dose há mais de seis meses não precisa seguir o calendário e já pode ir ao posto de vacinação receber a dose de reforço.

Para receber a terceira dose, os idosos devem comparecer a um dos 34 postos de vacinação disponíveis munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas e documento de identidade com foto, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cartão do SUS.  

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini, receber a dose de reforço é motivo de muita emoção e também é a única eficaz contra a Covid-19.  Além do município atingir índices consideráveis na vacinação e criar um cinturão sanitário na fronteira propicia que se tenha subsídios suficientes para colher dados consolidados relativos à imunidade dos idosos.

“Por isso, aproveito para convocar todos os idosos, a partir de 65 anos – que tenham tomado a segunda dose a seis meses, para tomarem a dose de reforço contra a Covid-19. Os adolescentes, quem ainda não tomou a segunda dose e a dose de reforço. A vacina é o único antídoto contra o novo coronavírus”, reforça o superintendente de Vigilância

É necessário ter um intervalo de três meses ou mais da segunda dose. A medida garante melhor cobertura vacinal dos idosos, reduzindo casos graves da doença, internações e óbitos. Até o final de outubro todas as pessoas a partir de 70 anos estarão com a dose de reforço.

O município mantém a aplicação da dose de reforço em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias, de acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação, laudo médico ou receita médica.

Em paralelo a campanha para os idosos, continua a vacinação dos adolescentes com 12 a 17 anos e a população geral acima de 18 anos com a primeira dose até a próxima sexta-feira (15).

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), ressalta que o planejamento será mantido enquanto durarem os estoques de vacinas. Nesta terça-feira (12), feriado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, não haverá vacinação na cidade de Itaboraí. O atendimento será retomado quarta-feira (13), conforme o calendário.

Horários

O município agora conta com 34 polos de vacinação. No Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha, o horário de vacinação é de 8h às 16h. Já nas demais 32 unidades destinadas como polos o atendimento à população é de 8h às 15h.

< 'É preciso priorizar a ciência', diz ministro sobre corte no orçamento da pasta Jogos Universitários Brasileiros têm início no Distrito Federal após 15 anos <