Cidades
Itaboraí recebe nadador paralímpico Clodoaldo Silva
Na noite da última terça-feira (04/09), o anfiteatro do Colégio Adventista, em Itaboraí recebeu o mais premiado dos nadadores paralímpicos do Brasil, Clodoaldo Silva, para uma palestra motivacional gratuita destinada a alunos, professores e público em geral. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a unidade escolar.
Durante a conversa, Clodoaldo falou da sua vida profissional e pessoal, desde o início da sua vida, em Natal, no Rio Grande do Norte. Sua história de vida começou quando sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. Sua vida passou a ter a natação como sentido principal como processo de reabilitação, no ano de 1996, também em sua cidade Natal.
Quatro anos depois, já conquistava suas primeiras medalhas em Jogos Paralímpicos. Em três participações em Jogos Parapan-Americanos, conquistou cinco medalhas em 2003 em Mar del Plata, oito em 2007 no Rio de Janeiro e seis em 2011 em Guadalajara. Nos três Campeonatos Mundiais que disputou, totaliza nove medalhas.
Suas performances lhe valeram o título de Recordista Brasileiro de Medalhas de Ouro na disputa de Paralimpíadas, ao acumular treze medalhas, sendo seis de ouro, passando a ser conhecido como o Clodoágua. Somente nos Jogos de Atenas 2004, conquistou seis medalhas de ouro e uma de bronze.
“Tive muitas dificuldades na vida, mas sempre fiz tudo dentro das minhas limitações. Sempre fui descolado, alegre e perseverante. Temos que agarrar as oportunidades e quando não acontecer, temos que criá-las. Nunca dei um de coitadinho, sempre corri atrás dos meus sonhos. Decidi ser campeão no esporte e principalmente na vida. E se eu consegui, todos vocês podem fazer o mesmo”, disse Clodoaldo, conhecido também como tubarão de ouro.
Clodoaldo também falou sobre seu maior ídolo no esporte, o piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna. E ainda seu ídolo na vida, sua mãe, dona Maria das Neves. “Quando criança eu o via competindo, ganhando as corridas, e dando voltas com a bandeira do Brasil. Por isso amo ainda mais o meu país e tenho orgulho de ter conquistado tantas medalhas para o Brasil. E minha mãe, essa foi o meu maior alicerce em casa, juntamente com meus irmãos”, frisou, agradecendo ainda a oportunidade de palestrar no município.
ascomitaborai
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!