Apaixonados

Internados vibram com sessão de cinema em hospital de Itaboraí

Comemoração ao Dia dos Namorados embalou pacientes e esposas

Imagem ilustrativa da imagem Internados vibram com sessão de cinema em hospital de Itaboraí
|  Foto: Divulgação

Todos os anos, o casal Paulo Soares, de 71 anos, e Júlia, de 70, comemora o Dia dos Namorados com troca de presentes, carinho e música. Mas eles chegaram a pensar que a data passaria em branco este ano.

Vítima de uma infecção renal grave, o aposentado está internado, há 28 dias, no Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio,

Mas, nesta terça-feira (11), seu Paulo e dona Júlia foram convidados a ir a uma sessão especial de cinema em comemoração ao Dia dos Namorados. E no próprio hospital.

Há cinco anos funcionários da unidade criaram o CineCáffaro, projeto de humanização e qualidade que semanalmente exibe filmes para os pacientes.

  • Pacientes puderam aproveitar com o par romântico
    Pacientes puderam aproveitar com o par romântico
  • Internados vibram com sessão de cinema em hospital de Itaboraí
  • Internados vibram com sessão de cinema em hospital de Itaboraí
  • Internados vibram com sessão de cinema em hospital de Itaboraí
  • Internados vibram com sessão de cinema em hospital de Itaboraí
  • Internados vibram com sessão de cinema em hospital de Itaboraí

''Muito legal esta iniciativa. Uma sala de cinema dentro do hospital. Isso ajuda muito. Faz a gente esquecer um pouco da internação. E hoje mais especial ainda, pois estou ao lado da minha eterna namorada. São 48 anos de muito amor '', garantiu seu Paulo, cantando a música “Como é Grande o Meu Amor por Você”, do rei Roberto Carlos.

Ornamentada com balões em formato de corações e da palavra “Love”, a sala de cinema, montada junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas, também recebeu o casal Valmer, de 63 anos, e Sela, de 65. Ele enfartou há 12 dias, foi socorrido para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, e após estabilizado foi transferido para o Cáffaro.

“Estamos aguardando a realização de um exame, já regulado, e este tipo de evento nos ajuda a descontrair, a esquecer um pouco que estamos em um leito de hospital. Muito legal esta iniciativa, Este hospital tem uma estrutura excelente e profissionais maravilhosos”, declarou o casal.

Com apoio de uma equipe médica, enfermagem e fisioterapia e suporte de oxigênio, Severino Ramos Silva, de 50 anos, deixou o CTI e ao lado da mulher Ana, foi assistir a sessão especial de cinema, que exibiu o filme “Eduardo e Mônica”.

''Só tenho a agradecer. Estou internado há nove meses e a cada dia agradeço ainda mais pela minha vida e pela vida de todos os funcionários deste hospital. Eles fazem a diferença. Nos oferecem carinho, atenção, amor. Hoje vivo mais um momento lindo ao lado da minha esposa'', afirmou Severino, que fez uma declaração de amor à esposa através de um cartaz: “Ana, minha eterna namorada”.

A equipe multidisciplinar do hospital é unânime em garantir que a promoção de atividades lúdicas, como o CineCáffaro, traz um impacto positivo na assistência, contribuindo, inclusive, para a redução na taxa de permanência hospitalar. A iniciativa, realizada semanalmente, busca, segundo a equipe, fazer a diferença na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

“A equipe, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapia ocupacional e assistentes sociais, tira o paciente do leito para um momento de lazer. Ele esquece um pouco do problema de saúde pelo qual está passando. Aqueles minutos de riso, interação, alegria, ajudam muito na sua recuperação”, garante o médico Renato Corredeira, diretor da unidade.

Para a ocasião, houve sucos, biscoitos e guloseimas preparados pela equipe de Nutrição, atendendo a critérios alimentares, promovendo sempre a segurança do paciente.

Importante unidade de retaguarda da rede estadual de saúde, com 128 leitos, sendo 74 de enfermaria, 50 de terapia intensiva e quatro de unidade admissional, o Hospital Estadual João Batista Cáffaro recebeu mais de quatro mil pacientes no ano passado.

< Pai é preso após ser filmado abusando da filha em hospital Provocação? Neymar veste camisa 10 do Flamengo e marca Gabigol <