Avanço
Obras pra acabar com 'gargalo' no Trevo de Manilha perto de acontecer
Acordo foi firmado na última segunda-feira (19)

Nesta segunda-feira (19), foi firmado o acordo que garante o início das obras de desafogamento do trânsito no Trevo de Manilha, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. A obra prevê a construção de uma alça que ligará diretamente a BR-101 à BR-493, solução fundamental para aumentar a fluidez e a segurança do tráfego na região.
O acordo foi selado durante uma reunião entre o prefeito Marcelo Delaroli (PL), o secretário municipal de Transporte, Marcelo Figueiredo, o deputado estadual Guilherme Delaroli, o deputado federal Altineu Côrtes e demais secretários municipais, além de representantes das concessionárias EcoRio Minas e Arteris Fluminense, do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O povo de Itaboraí sofreu por décadas com esse gargalo. Esse acordo é mais do que uma obra: é a resposta concreta a uma luta antiga e justa. Agradeço de coração ao Ministério dos Transportes, à ANTT, ao DNIT e às concessionárias por finalmente resolverem esse impasse. A obra começa agora, e quem ganha é toda a região

A obra era um plano antigo e, após quatro anos, finalmente vai sair do papel. No entanto, ainda não foi informado quando a alça de um dos maiores gargalos rodoviários do estado do Rio de Janeiro será construída e quanto será investido na construção.
Apesar do acordo, ainda será necessário enfrentar desafios como a desapropriação de áreas às margens da rodovia, o que exigirá ajustes no cronograma. A Ecovias Rio ficará responsável pela execução da obra e, posteriormente, a Arteris Fluminense fará as adequações complementares.
O que dizem as concessionárias
Após a publicação da reportagem, a concessionária Ecovias Rio Minas confirmou que "as tratativas a respeito deste tema iniciaram esta semana pelas partes responsáveis". Sobre detalhes da obra, como prazo de início e conclusão do serviço, informou que "ainda serão definidas as próximas etapas sobre o planejamento das ações a serem praticadas para a programação e o início da execução das atividades preliminares correspondentes e mobilização do canteiro de obras. Assim que as informações solicitadas estiverem esclarecidas serão divulgadas".
A Arteris Fluminense não respondeu ao e-mail da reportagem doENFOCO.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!