Cidades

Itaipu dá início à retomada das barreiras sanitárias em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Itaipu dá início à retomada das barreiras sanitárias em Niterói
|  Foto: Foto: Pedro Conforte
Barreira foi retomada em Itaipu. Foto: Pedro Conforte

A Prefeitura de Niterói retomou, nesta quinta-feira (3), a barreira sanitária no acesso à Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. As praias de Itacoatiara e Camboinhas, no entanto, não contaram com os bloqueios.

Segundo agentes da Guarda Municipal que atuavam em Itaipu pela manhã, a barreira foi 'instalada', mas apenas com o trabalho de conscientização - o bloqueio efetivo só será retomado nesta sexta-feira (4), diferente do que foi divulgado pelo prefeito, Rodrigo Neves, na última terça-feira (1º).

"Parece que começamos o trabalho do zero, porque os moradores não estão andando mais com comprovante de residência no carro. Por este motivo, foi decidido que iríamos orientar a população nesta quinta e impedir o acesso apenas amanhã (4). Muitos foram pegos de surpresa", relatou um agente, que preferiu não ser identificado.

Ainda de acordo com os agentes, nesta sexta também voltará o recadastramento para o documento de "passe livre". Morador de Itaipu, Alisson Oliveira, de 46 anos, contou que concorda com a retomada da medida sanitária.

"As praias têm ficado lotadas! Parece até que as pessoas acham que a pandemia acabou. Aprovo essa medida e não estou preocupado com os bloqueios", contou.

Praia, verão, Niterói, Itacoatiara, Covid-19, coronavírus, Niterói
Em Itacoatiara não houve restrições pela manhã. Foto: Pedro Conforte

Em Itacoatiara a população não encontrou controle de acesso na parte da manhã. De acordo com a Associação dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), não houve nenhuma mudança desta quinta (3) para os outros dias da semana.

"Durante os dias, os guardas municipais têm apenas tirado as pessoas da areia entre 13h e 16h", informou um funcionário da Soami.

Em Camboinhas, a equipe de reportagem também não encontrou restrições no acesso.

Procurada, a Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) justificou que a entrada de Itaipu é um dos pontos considerados mais críticos pela Prefeitura de Niterói.

"A barreira continuará no local a partir de amanhã [sexta], quando o acesso só será permitido para veículos de moradores. O objetivo é restringir a circulação nas praias, evitar aglomerações e o desrespeito às medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus", disse.

Segundo o governo, as equipes da Guarda Municipal montarão barreiras verificando a documentação de moradores de acordo com a demanda. Nas praias de Itaipu, Camboinhas, Itacoatiara, Piratininga o acesso às orlas continuará liberado para atividades físicas individuais no mar, areia e no calçadão, das 6h às 12h30 e das 16h às 22h.

Os agentes também seguirão com a fiscalização nas praias entre 12h30 e 16h, solicitando a saída de pessoas fora do horário estipulado para a prática de exercícios físicos. Veículos da Guarda Municipal reforçarão a ação. As equipes manterão o trabalho de conscientização quanto ao uso e importância de utilização de máscaras e de seguir os protocolos sanitários.

< Idoso é atingido por bala perdida em São Gonçalo Preço do gás de cozinha mais salgado a partir desta quinta <