Logo Enfoco


    Cidades

    IVB é proibido de distribuir soro antirrábico

    Publicado 06/07/2019 às 16:58 | Autor: Thainá Vidal
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Soro tem sido distribuído no Estado de forma parcial. Foto: Ibici Silva

    O Instituto Vital Brazil, localizado em Niterói e um dos maiores fabricantes do soro antirrábico no país, não está realizando a produção e fornecimento do produto. De acordo com o Instituto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringiu o fornecimento até que exigências estabelecidas sejam cumpridas. 

    Em nota, o instituto destacou que: "É importante ressaltar que os soros do IVB são seguros e que, em 100 anos de produção, nunca foram reportados problemas mais sérios com o uso destes medicamentos. Portanto, caso o Ministério da Saúde julgue necessário, o Vital Brazil possui condições para a reprogramação da produção e entrega de novos lotes de soro o mais imediatamente possível", finalizou. 

    A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde esclareceu que possui 22 polos de distribuição de soro antirrábico no estado e tem feito, seguindo orientação do Ministério da Saúde, uso racional do imunobiológico, possibilitando o tratamento nos casos indicados.

    Já a Secretaria de Vigilância em Saúde informou que a checagem do estoque atual nos polos é feita diariamente, contribuindo para o remanejamento do soro para diferentes regiões do estado em casos necessários.

    Segundo o Ministério da Saúde, devido a reprogramações dos cronogramas e pendências de entrega pelo laboratório produtor Instituto Vital Brazil – IVB, o soro antirrábico humano tem sido distribuído aos estados de forma parcial. 

    Ainda de acordo com o ministério, um dos critérios utilizados para a distribuição é a avaliação dos estoques disponíveis, de acordo com o cumprimento das entregas pelo laboratório produtor.

    Eles disseram ainda que a mais recente distribuição do soro antirrábico humano foi realizada no mês de junho e que devem assinar, nos próximos dias, contrato com o Instituto Butantan, que irá ampliar a produção do soro para atender a demanda dos estados a partir de agosto.

    O Ministério da Saúde orienta sobre a importância de se manter a rede de assistência devidamente preparada para possíveis situações emergenciais de transferências de pacientes ou remanejamento desses imunobiológicos de forma oportuna.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Maia confia em aprovação da reforma com "boa margem de votos"

    Próximo artigo
    >

    Dois presos e um menor apreendido por tráfico em Inoã

    Relacionados em Cidades