Cidades

Já são 48 horas de buscas por militar desaparecido em praia do Rio

Imagem ilustrativa da imagem Já são 48 horas de buscas por militar desaparecido em praia do Rio
A operação ininterrupta de resgate conta com centenas de bombeiros, do Rio e de outros municípios, com apoio de motos-aquáticas, embarcações, quadriciclos, helicópteros e drones. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

O Corpo de Bombeiros do Rio trabalha há mais de 48 horas nas buscas pelo tenente Ítalo J. P. dos Santos, de 30 anos. O militar, lotado no 2º Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca (2º GMar), desapareceu durante treinamento do Curso de Salvamento no Mar (CSMar), na manhã de sexta-feira (23), na altura do Posto 2.

A operação ininterrupta de resgate conta com centenas de bombeiros, do Rio e de outros municípios, com apoio de motos-aquáticas, embarcações, quadriciclos, helicópteros e drones.

"Não vamos descansar enquanto não encontrarmos o Ítalo. Os trabalhos seguem 24 horas por dia, com empenho de toda a nossa estrutura e a dedicação dos nossos guarda-vidas e mergulhadores", afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Leandro Monteiro.

Apoio à família

A corporação está dando todo o apoio à família do militar, por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS).

"Os psicólogos do CBMERJ estão acompanhando os parentes. Falei pessoalmente com eles. O que aconteceu foi uma fatalidade. O Ítalo é um militar experiente, com formação diferenciada na nossa Academia, oito anos de corporação e triatleta. No momento do acidente, ele participava de uma bateria com outros alunos, usava equipamento de segurança e estava sob supervisão de monitores, mergulhadores e motos-aquáticas. Ele submergiu e não voltou à superfície. Desde então, todos os esforços estão sendo feitos para encontrá-lo. Não vamos parar", reforçou o coronel Leandro Monteiro.

CSMar

O Curso de Salvamento no Mar do Corpo de Bombeiros RJ é referência nacional. Criado há quase 40 anos, ele habilita os guarda-vidas para atuar nos piores cenários, enfrentando fortes ondas, correntezas e obstáculos para salvar vidas. A capacitação dura cerca de 30 semanas, num total de 576 horas. As aulas simulam situações reais de busca e resgate no mar e acontecem em condições meteorológicas e climáticas adversas. Todos os alunos são acompanhados de perto por instrutores e monitores experientes e contam com equipamentos de segurança e resgate, como motos-aquáticas, pranchões, nadadeiras, bóias e botes.

< Mais de mil multas aplicada por descumprimento de regras no Rio Lira anuncia relatório da reforma tributária para o dia 3 de maio <