'Visita' inusitada
Jacaré encontrado em praia no Rio assusta banhistas
Animal foi resgatado por bombeiros e devolvido ao seu habitat
Na manhã desta quarta-feira (29), frequentadores da Praia da Macumba, localizada na Zona Oeste do Rio, foram surpreendidos com a presença inusitada de um jacaré nas areias.
O Corpo de Bombeiros do Recreio dos Bandeirantes foi chamado para retirar o animal, que estava caminhando vagarosamente em direção ao mar agitado pela ressaca.
Em um vídeo, uma pessoa consegue retirar o jacaré da arrebentação segurando-o pelo rabo, enquanto é aplaudida pelos presentes. Em outro vídeo, quatro homens dos bombeiros dominaram o animal, que foi solto em seu habitat natural, no Parque Ecológico Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes.
O biólogo Ricardo Freitas Filho informou ao jornal "Extra" que a população de jacarés é grande no Canal de Sernambetiba, conhecido como Rio Morto, que tem a foz na Praia da Macumba. Desta forma, é comum ver os animais saindo dos rios para ir em direção ao mar. Mas alguns deles não conseguem voltar ao curso d'água e, com isso, param na praia.
"A água do mar é tão nociva para eles quanto é para a gente, ou seja, você pode nadar nela, mas não pode bebê-la. Pros jacarés é a mesma coisa", disse Ricardo Freitas Filho.
Embora o avistamento de jacarés na Zona Oeste do Rio não seja raro, é menos comum encontrá-los nas praias da cidade. Em fevereiro, os bombeiros tiveram que resgatar jacarés após as fortes chuvas que atingiram a região.
"Foi muito difícil para os bombeiros tirarem o jacaré de uma das varandas, foi preciso mais de uma hora para conseguirem puxar da casa para a rua. Os moradores relataram que viram pelo menos dois jacarés. Eles estavam circulando desde ontem durante a chuva, mas um deles sumiu" relatou o fotógrafo Fabiano Rocha, que esteve presente no local.
Os moradores da região compartilharam registros em suas redes sociais de avistamentos de jacarés em áreas residenciais da cidade. Em um dos vídeos, um jacaré pode ser visto nadando próximo às moradias em ruas alagadas. Em outro registro, uma criança é vista segurando um filhote da espécie.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!