Perigo

Jet skis são flagrados próximos a banhistas em praia de Niterói

Situação aconteceu na Praia de Itaipu, na tarde desta sexta

Crianças brincam na água no momento em que as motos aquáticas se aproximam
Crianças brincam na água no momento em que as motos aquáticas se aproximam |  Foto: Reprodução
  

O que era para ser uma tarde apenas de relaxamento e lazer de verão virou momentos de preocupação e perigo. Isso porque banhistas flagraram jet skis próximo a crianças na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, nesta sexta-feira (24).

Uma banhista que estava no local flagrou toda a situação em vídeo. Nas imagens, dá pra ver dois homens em cima da moto aquática se aproximando da faixa de areia e das pessoas. 

De acordo com a Marinha do Brasil, embarcações movidas a motor, tais como lanchas e motos aquáticas, somente podem trafegar a mais de 200 metros da orla. As embarcações a remo e à vela podem trafegar a partir de 100 metros da orla.

No final do ano passado, foi iniciada a Operação Verão 2022-2023, e o principal objetivo, conforme a Marinha do Brasil, é conscientizar condutores e passageiros a navegarem com segurança.

No Estado do Rio de Janeiro, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e suas organizações militares subordinadas realizam a fiscalização na Baía de Guanabara, nas praias do Rio de Janeiro, de Niterói, de toda a Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty e Itacuruçá), entre outras.

Denúncia

Caso seja observado que uma embarcação oferece perigo, por navegar em local não permitido ou descumprindo os requisitos previstos na Lei 9.537/97 (LESTA), esta será notificada e poderá ser apreendida, de acordo com a gravidade da infração. 

Condutas associadas à imprudência e à negligência dos condutores são rotineiramente identificadas, conforme a Marinha do Brasil, sendo as seguintes infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização: 

- Condução de embarcação por pessoa não habilitada; 

- Documentação da embarcação incompleta ou vencida; 

- Falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); 

- Excesso de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução, e más condições de navegabilidade das embarcações.

A Marinha do Brasil afirma que incentiva e considera importante a participação da sociedade que pode ser feita pelo telefone 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio).

Ou nos seguintes contatos: Rio de Janeiro – (21) 2104-5480 (diretamente com a CPRJ para atendimento de denúncias) e (21) 97299-8300 (para o envio de imagens, que contribuem para a identificação da infração).

Segundo a Marinha,  no que diz respeito a embarcações trafegando próximas aos banhistas na Praia de Itaipu, Niterói

(RJ), a CPRJ ressalta que são realizadas, diariamente, inspeções navais em sua área de jurisdição,

independentemente da Operação Verão. Na última sexta (24), havia uma equipe da CPRJ no local,

realizando inspeção naval e, também, afastando as embarcações e motos aquáticas de áreas próximas

aos banhistas.

< Ex-BBB sofre ataque racista em aeroporto de São Paulo Claudia Raia exibe filha mais velha com recém-nascido da atriz <