Natureza

Jiboia de 15 kg é resgatada após engolir gato em Niterói

Animal tem cerca de 1,8 metros e 15 quilos

Os agentes fizeram o resgate da cobra, que estava em boas condições de saúde, e foi reintegrada ao seu habitat natural
Os agentes fizeram o resgate da cobra, que estava em boas condições de saúde, e foi reintegrada ao seu habitat natural |  Foto: Divulgação
  

Uma cobra da espécie jiboia de cerca de 1,8 metros e 15 kg foi resgatada em Maria Paula, Niterói, na tarde deste sábado (26). A ação foi feita por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói.

O animal estava no quintal de uma casa na Estrada Velha de Maricá e, segundo os moradores, tinha engolido um gato e estava iniciando o processo de digestão.

Os agentes fizeram o resgate da cobra, que estava em boas condições de saúde, e foi reintegrada ao seu habitat natural na área de preservação do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).

O coordenador Renato Macedo orienta que ao se deparar com um animal silvestre, a recomendação é manter distância e ligar para o telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp).

"Já resgatamos muitas cobras, mas esta em especial estava no processo de digestão. A digestão da jiboia é lenta, durando em média uma semana, e neste período ela fica imóvel, num estado de torpor. Mesmo assim, não é seguro que as pessoas se aproximem. O procedimento recomendado é acionar o Cisp 153", explica Macedo. "Como a jiboia não é venenosa e estava saudável, fizemos a reintegração no mesmo dia. Quando a espécie é peçonhenta, levamos imediatamente para o Instituto Vital Brazil", acrescentou.

Resgates de acordo com a espécie

Os agentes ambientais de Niterói são treinados para o resgate dos animais, e o procedimento é feito de acordo com cada espécie.

Num primeiro momento, os animais passam por uma avaliação pela própria equipe de resgate e se não apresentarem nenhum tipo de ferimento ou precisarem de cuidados específicos, são reintegrados à unidade de conservação mais próxima.

Já os que são capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.

< Escolas de Niterói recebem prêmio por iniciativas antirracistas Kudus comanda vitória de Gana sobre a Coreia em jogo de cinco gols <