Cidades
Leão-marinho tira onda em Camboinhas
A Guarda Ambiental de Niterói foi acionada na manhã desta quarta-feira (21) para uma ocorrência um tanto peculiar: um leão-marinho apareceu na Praia de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói.
O Centro de Tratamento de Animais Marinho (CTA) trabalha para identificar a espécie e origem do animal, que se encontra isolado para monitoramento na praia.
O animal foi visto por moradores e funcionários que atuam nas obras na Praia do Sossego, ao lado de Camboinhas. Por volta das 10h, o posto de salvamento da praia isolou a área onde estava o animal.
"Um morador nos avisou e fomos verificar para acionar o Corpo de Bombeiros. Nunca tinha visto um leão marinho", contou Hudson Stellet, que atua nas obras no Sossego.
Ele ficou em monitoramento, com apoio da Guarda Ambiental de Niterói e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA/UERJ).
Em nota, a equipe do CTA - Serviços em Meio Ambiente, informou que o animal é da espécie Arctocephalus tropicalis (Lobo-marinho-sub-antártico), sub-adulto, e não apresenta lesões aparentes. É uma espécie já descrita para a costa brasileira com registros pontuais para o estado do Rio de Janeiro durante o período do inverno.
As colônias mais próximas da costa do sul do Brasil estão a mais de 4.000 km de distância, nas Ilhas Tristão da Cunha e Gough. Esta espécie habita principalmente as ilhas ao norte da Convergência Antártica.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!