Carnaval
Lexa levou mais de 50 mil foliões para megabloco no Rio
Cantora embalou multidão com hits antigos e novos
Em defesa do amor livre e da liberdade de “ser o que se é”, a cantora Lexa abriu a temporada de megablocos do carnaval na manhã deste domingo (5), no Centro do Rio.
Driblando o forte calor e a sensação térmica de 35 graus já no início da manhã, um mar de foliões tomou conta da Avenida Presidente Antônio Carlos e da Rua Primeiro de Março para assistir à cantora que atraiu 50 mil pessoas em sua estreia na folia carioca.
A abertura do circuito de megablocos transcorreu de forma tranquila.
"Gostosas são vocês! Deliciosas. Porque você pode ser de quem quiser, beijar na boca de quem quiser. Todos, todas e todes! E eu posso ser de quem eu quiser também, agora, então, que o MC Guimê está no BBB, eu tô passando cada uma! Tô numa seca, meus queridos! Tirem o atraso por mim, combinado? Sejam o que quiserem!", disse a artista.
Ao som de hits antigos e novos, Lexa comandou a festa do alto do trio elétrico, com a participação de convidados especiais, como Tiago Pantaleão, Jojo Todynho, Lais Bianchessi e Gaby Amarantos. A funkeira Jojo Todynho destacou a alegria da festa, a mais democrática do país:
"Espero que o carnaval seja repleto de pessoas felizes, que a festa seja uma resposta para tudo o que estamos vivendo, que as coisas se acertem. Que esse ano seja próspero, de muito crescimento e muita sabedoria. E que assim seja daqui para a frente. Estou feliz porque eu sou da pista", contou Jojo.
Diretor do Bloco da Lexa, Flávio Salustiano destacou o potencial do funk em reunir as pessoas, com ênfase no público mais jovem, que vem de todos os quatro cantos da cidade para assistir a cantora.
"O nosso público é jovem, livre, sem rótulos, a cara do carnaval carioca. E a Lexa abraçou esse tema", comemorou Salustiano.
Organizado pela Riotur, o Carnaval de Rua do Rio retoma suas atividades após dois anos de pandemia. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas.
Haverá oito postos médicos fixos, dois a mais que em 2020 e 220 ambulâncias à disposição do público, tudo isso para desafogar o sistema de saúde da cidade.
O folião conta com 34 mil estações sanitárias, entre banheiros químicos e mictórios, posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% exclusivos para pessoas com deficiência (PCDs).
E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar a maior estrutura já utilizada pela companhia durante o carnaval, com 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros.
Além da Lexa, outros seis megablocos desfilarão pela Avenida Presidente Antônio Carlos até o fim do mês, um recorde no Carnaval do Rio. Integram o circuito oficial da Prefeitura os blocos Chora Me Liga, que desfila sábado (11), com expectativa de atrair 30 mil pessoas; Carrossel de Emoções, que desfila no domingo (12), esperando 50 mil foliões.
Cordão da Bola Preta, que promete atrair um milhão de pessoas no sábado de carnaval (18); Fervo da Lud, que desfila na terça-feira (21), com expectativa de público de 600 mil; Bloco da Anitta, com desfile no sábado após o carnaval (25), esperando atrair cem mil foliões à Avenida Presidente Antônio Carlos; e Monobloco, que encerra a festa dos megablocos no domingo (26), com expectativa de reunir 300 mil pessoas.
Mais atrações deste domingo
Na programação deste domingo (5), também desfilaram os blocos Amigos da Barra (Barra da Tijuca), Banda Cultural do Jiló (Tijuca), Bigodinho Esticado (Méier); Chá da Alice (Gamboa); Independente do Morro do Pinto (Santo Cristo), Morde & Pica Toda Hora (Curicica) e Tá Chegando a Hora (Pedra de de Guaratiba).
Até o fim do mês, a cidade terá mais de 400 desfiles realizados. E para ajudar a encontrar a folia de rua perfeita para você, a Riotur preparou um aplicativo com todas as informações sobre os blocos do calendário oficial da Prefeitura.
Para saber trajetos e horários, é só baixar o “Partiu Bloquimmm”, disponível nas plataformas digitais. Mais informações, você encontra no site www.carnaval.rio.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!