Logo Enfoco


    Haja paciência!

    Longas filas são realidade para os usuários do Riocard em Niterói

    Falta de outros postos na cidade indigna clientes do serviço

    Publicado 30/10/2023 às 17:54 | Atualizado em 30/10/2023 às 20:13 | Autor: Lucas Luciano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A cidade tem um papel vital como ponto de conexão para municípios vizinhos
    A cidade tem um papel vital como ponto de conexão para municípios vizinhos |  Foto: Lucas Alvarenga

    A impaciência e a frustração de esperar em filas longas são sensações familiares a todos. Contudo para os usuários da empresa Riocard Mais em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, esta é uma queixa constante. A cidade tem um papel vital como ponto de conexão para diversas localidades vizinhas, como Rio, São Gonçalo, Maricá, e Itaboraí, entre outras, mas, atualmente, só conta com um único ponto de atendimento físico, localizado no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro.

    A carência de pontos de atendimento em diversas cidades da região cria uma sobrecarga no ponto de Niterói, de acordo com os usuários. As pessoas trabalham na cidade ou utilizam o Terminal Rodoviário veem esta opção como a mais conveniente, o que faz com que a loja física em Niterói não atenda apenas a sua população local, que conta com aproximadamente 500 mil habitantes, mas também a população do Leste Fluminense, que ultrapassa a 1,5 milhão de habitantes.

    O drama nas filas

    Maria Santos, estudante de 23 anos que reside em São Gonçalo e depende diariamente do Riocard para se locomover até a Universidade Federal Fluminense (UFF), compartilha como é desgastante a espera para ser atendida.

    Aspas da citação
    Muitas vezes, sinto que passo mais tempo na fila do que dentro do ônibus. Além de ser fisicamente desgastante esperar, é ainda mais frustrante quando chega lá dentro para ser atendido e não somos tratados bem. Não é possível que uma cidade tão grande quanto Niterói tenha apenas um único ponto de atendimento presencial.
    Maria Santos usuária
    Aspas da citação

    Carlos Oliveira, um segurança de 40 anos que mora em Maricá e trabalha em Niterói, compartilha do mesmo sentimento.

    "Eu saio mais cedo de casa só para evitar a fila, mas ainda assim acabo atrasado para o trabalho" e ainda completa: "Sempre que preciso da Riocard, é uma verdadeira provação. Já desmarco todos os meus compromissos e aceito que vou passar horas na fila. Isso é um absurdo. Por mais que tenha outras lojas físicas nas cidades vizinhas, todo mundo sabe que Niterói é o principal ponto, pois muita gente trabalha por aqui". 

    Niterói é o principal ponto de conexão para diversas cidades vizinhas.

    A situação se agrava ao considerar que, embora existam lojas físicas da Riocard em algumas cidades do Leste Fluminense, como São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, e Magé, ainda há notáveis ausências, como em Rio Bonito, Guapimirim, e Tanguá. Além disso, na Região dos Lagos, os usuários têm que se deslocar até Macaé, no Norte Fluminense, para acessar o atendimento presencial, pois é o único município da região que possui a loja física. 

    Usuários da Região dos Lagos só possuem um único ponto de atendimento.

    Lara Gonçalves, enfermeira de 32 anos, mora em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e compartilha suas experiências e sentimentos sobre a falta de opções da Riocard em sua cidade e a dependência do serviço em Niterói, onde trabalha. 

    Aspas da citação
    Como uma moradora da Região dos Lagos que trabalha em Niterói, meu dia a dia é uma verdadeira maratona. Acordo cedo para pegar o ônibus para Niterói, e uma das minhas principais preocupações é em relação ao Riocard. Acontece que, em Cabo Frio, simplesmente não há uma loja física para resolver nossas necessidades relacionadas a esse serviço.
    Lara Gonçalves usuária
    Aspas da citação

    O que diz a empresa

    A empresa Riocard Mais informou que a loja em questão tem um índice de 97% de satisfação dos usuários.

    "Monitoram diariamente o atendimento em suas lojas, sempre em busca de melhorar o serviço oferecido aos seus clientes. Pesquisas de satisfação são contínuas e permitem um controle de vários itens de qualidade do atendimento prestado", disse em nota a empresa. 

    Em relação às filas relatadas, a empresa informou ainda que o aumento do número dos atendimentos nas últimas semanas deveu-se à necessidade de atualização cadastral do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). 

    "Essa atualização gerou uma demanda maior de clientes no espaço. É preciso esclarecer, no entanto, que o procedimento é feito exclusivamente pelos canais digitais, o que foi amplamente divulgado na mídia. Mesmo assim, a Riocard Mais não negou atendimento a nenhum cliente que procurou a loja com o intuito de tratar deste assunto". 

    A empresa não esclareceu o número de usuários do Riocard no Leste Fluminense e na Região dos Lagos. 

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Estágios passam a contar como experiência profissional no Rio

    Próximo artigo
    >

    Menina conta o que quer ser quando crescer e viraliza na web; vídeo

    Relacionados em Cidades