Sem luz

Madrugada de terror com explosões de transformadores em Niterói

Estouros ocorreram por volta de 3h30, durante ventania

A falta de energia elétrica persistia, ao menos, até às 8h, em alguns pontos do bairro
A falta de energia elétrica persistia, ao menos, até às 8h, em alguns pontos do bairro |  Foto: Reprodução/Nittrans

Ao menos 10 explosões de transformadores tiraram o sono de moradores do bairro Icaraí, na Zona Sul de Niterói, na madrugada chuvosa desta terça-feira (17). A falta de luz em edifícios e lojas da região persistia, ao menos, até às 8h.

Leia+: Por que Icaraí sofre com estouro de transformadores? ENFOCO responde

Segundo as queixas, os estouros ocorreram durante a forte ventania, acompanhada de raios, por volta de 3h30, em locais como avenida Sete de Setembro, rua Lemos Cunha e rua Dr. Carlos Halfeld.

A concessionária Enel Distribuição Rio, procurada, informou às 12h04 que os fortes ventos desta madrugada em Niterói provocaram a queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica, causando desarmes de equipamentos em alguns pontos da cidade.

"Equipes da distribuidora foram acionadas e, neste momento, atuam nos locais em que ocorreram os desarmes para realizar os reparos necessários na rede elétrica e restabelecer o fornecimento de energia com a maior brevidade possível", diz a nota.

Supermercado na avenida Sete de Setembro amanheceu sem luz, nesta terça-feira (17)
Supermercado na avenida Sete de Setembro amanheceu sem luz, nesta terça-feira (17) |  Foto: via Grupo Enfoco

Nas redes sociais, diversos moradores relataram sobre o caso.

"Todo mundo aqui em casa, incluindo os bichos, acordou com essa chuva aqui em Niterói. To mt assustado", publicou um. "Niterói mais de 4 horas sem energia antes mesmo da chuva chegar", disse outro.

"Mais uma madrugada infernal em Niterói sem luz por causa de chuva e ventania", escreveu um perfil. "Que temporal é esse ?! Estamos sem luz aqui em Niterói", contou uma mulher. "Qualquer chuvinha em Niterói já bate o desespero. Todo mundo traumatizado já", narrou outra.

Queda de árvore

Queda de árvore interditou rua Mariz e Barros, em Icaraí
Queda de árvore interditou rua Mariz e Barros, em Icaraí |  Foto: Reprodução/Nittrans

Uma árvore caiu na rua Mariz e Barros, devido à forte pancada de chuva, acompanhada de rajadas de vento, no final da madrugada. A via foi interditada na altura da rua Ator Paulo Gustavo. Operadores da Nittrans estão no local orientando o trânsito. 

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) informa que enviou uma equipe ao local para a retirada da árvore.

De acordo com a Nittrans, o Mergulhão Ângela Fernandes, que dá acesso a Icaraí, tem faixa da direita interditada devido a formação de bolsão d’água. O fluxo é intenso no local.

A Defesa Civil Municipal informou que Niterói entrou em estágio de atenção às 3h30. Conforme a pasta, o monitoramento segue ativo e serão enviados informes conforme necessidade e atualizações (Em caso de emergência ligue 199 ou 2620-0199).

< Tentando retomar vitórias, Brasil enfrenta Uruguai em Montevidéu Morre filha de brasileiros sequestrada pelo Hamas em Israel <