Cidades
Mais castrações, menos animais nas ruas
Dois mil animais, entre cães e gatos, foram castrados gratuitamente em 2018 no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) de Niterói. A informação é de a coordenação da unidade, veiculada à Secretaria Municipal de Meio de Ambiente e Recursos Hídricos, que reforçou a distribuição de 500 senhas para moradores de Niterói interessados no serviço para seus respectivos animais.
De acordo com o Coordenador Municipal de Proteção Animal, Marcelo Pereira, o intuito do CCPAD é o controle populacional.
“Quanto mais animais castrados, menos crias indesejadas que são abandonadas pelas ruas, menos maus tratos aos animais, essa é a nossa maior preocupação”, destacou o coordenador.
Ainda segundo ele, para realizar a castração, o tutor do animal precisa ir ao CCPAD pegar uma senha, que é liberada a cada dois meses, com documento de identidade e comprovante de residência de Niterói originais e xérox, no mesmo dia será agendada a cirurgia.
“Sempre pedimos para os donos dos animais que os levem para castrar de banho tomado e se possível, com um hemograma simples, para os veterinários acompanharem o histórico do animal. No caso das fêmeas, não devem estar no cio, amamentando ou prenhas”, ressaltou Marcelo.
Procedimento
Antes da operação, os animais passam por uma consulta e realizam todos os exames clínicos. Se o bichinho estiver apto, a cirurgia acontece no mesmo dia. Caso contrário, os veterinários realizam a remarcação quando o problema identificado estiver solucionado.
A castração é um procedimento cirúrgico, que promove a retirada de útero e ovários nas fêmeas, e dos testículos nos machos. Segundo o órgão, o procedimento cirúrgico não causa qualquer tipo de mutilação nos animais e é realizado utilizando técnicas adequadas sem gerar qualquer dano.
Serviço
As próximas 500 senhas serão liberadas após o Carnaval, em março. O CCPAD funciona na Travessa Luiz de Matos, Fonseca, 105, telefone 3607-8569.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!