Cidades
Mais de 13 mil pessoas serão vacinadas nesta primeira etapa em SG
Publicada às 18h04. Atualizada às 18h13.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo disse no final da tarde desta segunda-feira (18) que a cidade vai receber, nesta primeira etapa, 13.149 doses da vacina da Coronavac.
Todos os profissionais de saúde da ativa, moradores de residências terapêuticas e idosos que estão em instituições de longa permanência (ILPI) começam a ser vacinados a partir de quarta-feira (20), às 10h, contra a Covid-19.
Não haverá, no entanto, imunização em postos de saúde. Idosos com mais de 75 anos serão vacinados em uma outra etapa. Todos os profissionais serão vacinados nas unidades em que trabalham.
Todos receberão a segunda dose após duas semanas da primeira, conforme tratado com a Secretaria de Estado de Saúde. Portanto, as demais vacinas só serão entregues após a aplicação da primeira dose. Todas as decisões que estão sendo tomadas são baseadas no informe técnico do Ministério da Saúde.
“Estamos preparados para vacinar conforme orientação do Ministério da Saúde, que priorizou profissionais da linha de frente da saúde e idosos institucionalizados. Só estamos aguardando a chegada da vacina para iniciarmos. Baseado em nossa experiência com campanhas deste tipo, imunizaremos, esse primeiro grupo, em curto espaço de tempo”, disse o secretário municipal de saúde, Dr. André Vargas.
No último sábado (16), a secretaria recebeu 312 mil seringas com agulhas da Secretaria de Estado de Saúde. A vacina contra a covid-19 é contraindicada para menores de 18 anos, gestantes, pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a qualquer componente da vacina e aquelas que estão com sintomas da doença.
Leitos
Dos 84 leitos disponíveis para enfermaria nos hospitais de referência para covid-19 em São Gonçalo, apenas 30 estão ocupados, cerca de 35% da capacidade. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), são 44 vagas e 22 em uso, uma ocupação de 50%. No Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas, há seis leitos de enfermaria e só um ocupado. Já no CTI, são oito leitos e sete estão ocupados.
Itaboraí
O município já está preparado para dar início à vacinação contra Covid-19 e a previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas nesta quarta-feira (20). Seguindo o calendário de entrega dos imunizantes, a cidade receberá 4.620 frascos individuais (divididos em dois ciclos de aplicação) da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.
O prefeito, Marcelo Delaroli, e o secretário Municipal de Saúde, Cosme Salles Filho, participaram, na manhã desta segunda-feira (18), de uma reunião por videoconferência com o Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Mário Sérgio, e com o Coordenador Estadual de Imunização, Valter Almeida. No encontro, foi explicado que as doses para a população itaboraiense serão entregues até a manhã desta terça-feira (19).
“Esse é um marco importante para o nosso município. Vamos com fé e esperança para reverter esse cenário da saúde! É fundamental seguir todos os direcionamentos informados pelo Ministério da Saúde, mas precisamos continuar nos cuidando. Não teremos vacinas suficientes para toda a população, inicialmente. Temos que manter os cuidados com a prevenção", comentou o prefeito.
Assim como o Estado, a Secretaria Municipal de Saúde vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Os primeiros itaboraienses vacinados serão os trabalhadores da saúde da linha de frente, que compõem a rede de urgência e emergência, além de idosos das instituições de longa permanência. Os idosos serão vacinados nas próprias instituições públicas pela equipe volante de imunização e os profissionais de saúde serão vacinados nos ambientes de trabalho.
"Teremos que priorizar um pequeno grupo já dentro da prioridade. As unidades de saúde básica estão prontas para seguir o cronograma de ações do Ministério da Saúde. Também criamos um grupo de resposta rápida, composto por profissionais com experiência em imunização, para acompanhar os possíveis efeitos e reações adversas da vacina", explicou o secretário.
Fases
O plano de imunização inclui quatro fases de vacinação. Após a primeira fase, o segundo grupo de pessoas que será vacinado inclui pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira fase, o plano prevê a vacinação de pessoas com comorbidades. Já a quarta fase incluirá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.
Critérios
Os pacientes que vão receber as doses iniciais da vacina serão selecionados categoricamente pela Secretaria Municipal de Saúde. A estimativa prévia é que cerca de 2 mil profissionais de saúde sejam imunizados na primeira fase e pouco mais de 100 idosos assistidos em instituições de longa permanência.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!