Cidades

Mais de 160 toneladas de lixo recolhidas em Copacabana

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 160 toneladas de lixo recolhidas em Copacabana
|  Foto: Foto: Ascom Rio
A operação contou com 4.372 garis, distribuídos nos dez pontos de queima de fogos. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Comlurb concluiu, às 9h deste sábado (1º), a megaoperação de limpeza em todos os pontos de festejo do Réveillon 2022, com a lavagem das pistas da Avenida Atlântica e, consequentemente, a liberação da via à circulação de veículos.

A companhia contabilizou 320 toneladas de resíduos removidas, cerca de 50% menor do que o registrado na média histórica de outras viradas de ano novo. Em Copacabana, foram coletadas 167 toneladas.

A operação contou com 4.372 garis, distribuídos nos dez pontos de queima de fogos: Copacabana, Flamengo, Barra da Tijuca, Recreio, Praia de Sepetiba, Bangu, Igreja da Penha, Parque Madureira, Ilha do Governador e Piscinão de Ramos, além de outros trechos da orla (Ipanema, Leblon, São Conrado e Arpoador).

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes,  que supervisionou todo o planejamento neste Réveillon, esteve em Copacabana neste sábado desde as 6h. Ele falou sobre a estratégia diferenciada utilizada este ano.

"O trabalho de limpeza fluiu com muita tranquilidade. Utilizamos este ano a estratégia de colocação de uma grande quantidade de caixas metálicas de 1.200 litros. Elas acabaram sendo muito importantes para que os frequentadores fizessem o descarte correto dos resíduos. Isso agilizou bastante o serviço dos nosso garis porque tinha muito pouco lixo no chão. E a colocação de novos equipamentos, como as dez novas pás mecânicas, também foi fundamental para a rápida conclusão do trabalho de limpeza", apontou Flávio Lopes.

Na noite de sexta-feira uma equipe realizou a pré-limpeza em Copacabana, preparando o principal palco da celebração de passagem de ano, com ações em toda a extensão da Avenida Atlântica, incluindo o calçadão dos prédios, a faixa de areia, as pistas e as vias de acesso, com a remoção de 15,5 toneladas.

A preocupação com a sustentabilidade, marca do trabalho da companhia nos grandes eventos, se repetiu neste Réveillon. A Comlurb destacou 120 garis para atuar exclusivamente na coleta seletiva em Copacabana.

Foram instaladas ainda quatro tendas para recebimento de materiais potencialmente recicláveis, nos seguintes pontos: entre as Ruas Francisco Sá e Souza Lima; em frente à Rua Bolívar; em frente à Rua Rodolfo Dantas; e em frente à Rua Anchieta, gerando 2,3 toneladas de resíduos potencialmente recicláveis.

Outros 12 garis serviram exclusivamente nos quatro postos médicos instalados para a festa em Copacabana. Foram instalados ainda 1.985 contêineres nos dez pontos de queima de fogos, sendo 685 metálicos de 1.200 litros e 1.300 plásticos de 240 litros, com capacidade total de coleta de 1.230 toneladas.

< Novo salário mínimo começa a valer a partir deste sábado Lagoa de Araçatiba movimentada durante réveillon em Maricá <