Cidades
Mais de 2,5 toneladas de lixo são retiradas de praia em SG
Um grupo de moradores de São Gonçalo tem somado forças e colocado a mão na massa para combater a poluição no meio ambiente, através do Projeto "Desafio do Lixo". Ao longo deste ano, a equipe de trabalho responsável por esse plano de limpeza, retirou cerca de 2,5 toneladas de lixos espalhados no mangue da Praia das Pedrinhas, no bairro Boa Vista, às margens da Baía de Guanabara.
Em cada ação, que acontece uma vez por mês, o coletivo reúne uma média de 15 a 20 pessoas, entre educadores, biólogos, estudantes, advogados e jornalistas. A última edição do evento aconteceu neste sábado (21), encerrando com chave de ouro as atividades do primeiro ano de existência. "Ano que vem tem mais. Muito mais", ressalta um dos integrantes do grupo, Romário Régis, de 30 anos.
Para participar do projeto voluntário é muito simples: basta saber recolher lixo no chão e se enturmar com a galera. O programa de limpeza acontece desde janeiro, após o idealizador observar que além dele ir constantemente à Praia das Pedrinhas para comer peixe, seria necessário contribuir com a despoluição do local.
"A limpeza do manguezal é muito importante para o desenvolvimento da região. Estava muito sujo e como frequentador, pensei que contribuir para a limpeza seria importante. Outras pessoas compraram a ideia e iniciamos", celebrou o consultor de comunicação Romário Régis, de 30 anos - ressaltando que a ideia do grupo é limpar completamente o mangue.
Para isso, ele também conta com o apoio de outras duas peças fundamentais para o sucesso do programa: A Yonara Costa e a Helen Tebaldi. O trio é responsável por conduzir todas as ações, que já foram abraçadas por centenas de pessoas.
O sucesso do projeto foi tão grande, que no decorrer de toda esta temporada, mais de 200 alunos de cinco escolas da região visitaram o local e puderam deixar as suas marcas para um mundo mais sustentável.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!