Cidades

Mais de 7 mil crianças atendidas por mês em emergência de Niterói

Mais de sete mil crianças são atendidas por mês na unidade. Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

A emergência do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, Getulinho, no Fonseca, completou sete anos desde sua reabertura em 2013. Mais de sete mil crianças são atendidas por mês na unidade que é referência em atendimento de pediatria e recebe cerca de 60% dos pacientes de Niterói e 40% de outros municípios.

O resultado desse trabalho pode ser refletido na aprovação do serviço pela população. No setor de emergência, na manhã desta sexta (3), Rosane Luz levava seu neto de 7 anos, Gabriel Luz, após sofrer uma crise de asma e gripe alta. Depois dos cuidados da equipe médica de plantão, o menino recebeu alta no mesmo dia e a família seguiu para casa elogiando o atendimento.

“Eu vinha para esse hospital sempre que meus filhos adoeciam e fiquei muito triste quando ele foi fechado. Após a última reforma o hospital está muito bem equipado”, afirmou a professora aposentada que mora na Engenhoca.

A emergência possui duas salas de espera, sendo uma para recepção e outra para espera do atendimento médico, dois consultórios para classificação de risco, cinco consultórios médicos, sala de estabilização para pacientes graves com dois leitos, sala de observação com 10 leitos, entre eles dois de isolamento.

A unidade conta ainda com sala de medicação e inalação, sala de curativo e procedimentos, sala de atendimento familiar, além de todos os demais ambientes necessários para o atendimento adequado e humanizado. A equipe é multiprofissional, formada por pediatras especialistas, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.

“A reabertura da emergência do Getulinho foi muito simbólica como primeiro ato dessa gestão, em 2013. Mostra a preocupação da Prefeitura de Niterói com a Saúde. Realizamos uma ampla reforma e ampliação da emergência, sem interromper o atendimento às crianças, e também entregamos um novo e moderno Centro Cirúrgico e CTI da unidade", afirma a secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos.

O hospital oferece exames laboratoriais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia. Sua estrutura conta com moderno e avançado CTI e Centro Cirúrgico que oferece cirurgias eletivas na área de cirurgia pediátrica, plástica, ortopédica e cirurgias de otorrinolaringologia, em parceria com o Hospital Universitário Antônio Pedro.

A unidade também oferece atendimento ambulatorial com 14 diferentes especialidades, como pneumologia, dermatologia, nefrologia, neurologia, endocrinologia, anemia falciforme, hematologia, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, odontologia, alergista, cardiologia e cirurgia plástica.

< Fase de confirmar matrícula escolar começa segunda em Maricá Postos salva-vidas prontos na Região Oceânica de Niterói <