Cidades
Mais de um milhão de pneus reciclados em Niterói
Os pneus descartados irregularmente são alguns dos vilões para o meio ambiente e para a saúde pública. Entretanto, o Brasil já dispõe de tecnologia para reciclar este tipo de material, transformando-o em tapetes para carro, solado de sapato, pisos industriais, borrachas de vedação, massa asfáltica, entre outros. Em Niterói, a Companhia de Limpeza Urbana (Clin), desenvolveu uma parceria com a cooperativa Reciclanip, e desde 2005, vem recebendo pneus inservíveis em seu distrito de limpeza no Largo da Batalha. A iniciativa resultou, até agora, na correta destinação para mais de um milhão de pneus.
O descarte de pneus em locais inadequados é crime ambiental e o infrator que for flagrado realizando este tipo de ação recebe uma multa de R$ 1.502,34. O presidente da Clin, Luiz Fróes, destaca a importância das ações de fiscalização que vêm sendo realizadas na cidade.
“Visando coibir irregularidades e conscientizar a população, a Clin planeja intensificar as ações de fiscalização em empreendimentos que comercializam e trabalham diretamente com pneus. Também vamos ampliar as ações de orientação à população sobre o descarte correto do material”, explicou Fróes.
Saúde pública
Um pneu demora, em média, 600 anos para se decompor na natureza O descarrete irregular deste tipo de material, além de prejudicar o meio ambiente, também representa perigo quando o assunto é saúde pública. Com a chegada do verão, as chuvas intensas e altas temperaturas, período no qual é registrada a maior proliferação do Aedes Aegypt, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica. E os pneus descartados de forma irregular, ou mesmo guardados no quintal de casa, acumulando água parada, tornam-se “criadouros” e focos de reprodução para o mosquito.
O endereço do distrito da Clin no Largo da Batalha é Rua Leonor da Glória, s/n. A população também pode denunciar o descarte irregular ao setor de fiscalização da Clin, através do 0800-022-2175 ou http://www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!