Logo Enfoco


    Cidades

    Mais R$ 800 milhões no Leste Fluminense

    Publicado 09/08/2019 às 16:45 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado na tarde desta sexta-feira (9). Foto: Plantão Enfoco

    O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Petrobras no valor de R$ 814,5 milhões para investimentos no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), durante solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (9), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.

    A assinatura do termo tem entre seus principais objetivos reparar prejuízos econômicos causados no município de Itaboraí, após a paralisação das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em 2015.

    Na ocasião, estiveram presentes dezenas de secretários, chefes executivos e promotores.

    Witzel afirmou que o seu programa de governo é apartidário e busca a cada dia melhorar ainda mais o Estado.

    Governador Wilson Witzel durante coletiva de imprensa. Foto: Plantão Enfoco

    “O que atrapalhou o Comperj foi a corrupção e agora estamos restaurando as esperanças. Esse TAC vai elevar as cidades da região. Também vamos tentar colocar uma refinaria por lá. Temos trabalhado intensamente para buscarmos empresários e termos a distribuição do gás”, frisou.

    O prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), Dr. Sadinoel Souza, disse que a cidade já está se reerguendo.

    “Esse investimento vai favorecer a recuperação socioambiental e entrar em todas as searas para que possamos discutir reflorestamento e retenção de água. A grande crise do Estado, além da energética, é a hídrica. Tudo isso representa um novo alento para o Rio. O Ministério Público é um dos grandes responsáveis por essa ação. Essa TAC representa os 15 municípios envolvidos. É uma nova construção para todos”, explicou.

    Segundo o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, o Gasoduto Rota 3 e a Unidade de Processamento de Gás Natural são áreas que já estão sendo investidas aproximadamente $ 4 bilhões (dólares).

    "Hoje, temos 4.500 pessoas trabalhando no local e 90% delas foram recrutadas na região de Itaboraí. Ano que vem, teremos 7.500 pessoas", afirmou o presidente.

    O Rota 3 possui aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km referentes ao trecho marítimo e 48 km referentes ao trecho terrestre. Ele escoará gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o Comperj e promete trazer alta no emprego.

    O prazo estabelecido pela Petrobras para que a Unidade de Processamento de Gás comece é 2021. Ela terá capacidade para produzir 21 milhões de metros cúbicos de combustível por dia.

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse que o Comperj é um projeto de desenvolvimento da região do Leste Fluminense e que ele tem o potencial de fortalecer os arranjos produtivos locais, sobretudo em Itaboraí, Niterói e São Gonçalo.

    “Esses investimentos vêm em boa hora, porque de uma maneira geral, as cidades estão sofrendo muito com a crise econômica e com a redução da capacidade de investimento. Eu acredito que esse acordo de cooperação é muito importante e vai trazer uma dinâmica mais positiva sobretudo em função da crise mais geral do país”, frisou.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Quadrilha do "furto" ataca desta vez em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Preso debaixo da cama acusado de esfaquear esposa em Niterói

    Relacionados em Cidades