Atenção

Manhã de chuva com congestionamento na Ponte Rio-Niterói

Rio entra em estágio de mobilização

A lentidão se arrasta principalmente nos acessos à saída para o Gasômetro
A lentidão se arrasta principalmente nos acessos à saída para o Gasômetro |  Foto: Divulgação
 

A manhã chuvosa desta segunda-feira (29) deixa o trânsito lento na Ponte Rio-Niterói, nos acessos à capital. O tempo de travessia chega a 40 minutos, às 6h55, segundo a Ecoponte.

A lentidão se arrasta principalmente nos acessos à saída para o Gasômetro. No sentido Niterói, o fluxo seguia normal, com estimativa de 13 minutos.

Na BR-101, o tráfego é intenso com pontos alternados de lentidão do km 307 ao km 322, entre São Gonçalo e Niterói, sentido Rio de Janeiro, devido ao alto fluxo de veículos, desde as 7h, informou a Arteris Fluminense.

Estágio de mobilização

Uma forte chuva atingiu o Rio e a Região Metropolitana desde a madrugada desta segunda-feira (29), resultando na formação de bolsões d'água em diversos pontos da cidade. O Centro de Operações Rio (COR) anunciou o estágio de mobilização às 04h35, o segundo nível em uma escala de cinco, devido às condições climáticas adversas.

A capital carioca enfrentou pancadas rápidas de chuva moderada a intensa, acompanhadas de rajadas de vento. A frente fria, proveniente do Sul, chegou à Região Metropolitana e segue em direção à Região dos Lagos do estado.

Durante o final da madrugada de segunda, foram registrados bolsões d'água em vias importantes, tais como:

  • Avenida Brasil;
  • Avenida Armando Lombardi;
  • Praça Santos Dumont;
  • Avenida Epitácio Pessoa.

Em um incidente na Avenida Marechal Rondon, o motorista de um ônibus perdeu o controle do veículo em uma curva e colidiu com um muro. Felizmente, o ônibus não transportava passageiros e o motorista não sofreu ferimentos graves.

Diante dessa situação, é recomendado que os motoristas redobrem a atenção devido às pistas molhadas, tomando as devidas precauções para garantir a segurança no trânsito.

Niterói

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informou que Niterói entrou em estágio de Atenção às 4h30. Os maiores acumulados em 1 hora foram registrados em São Francisco 1 (13,4mm), Várzea das Moças (13,2mm), Maria Paula (12,0mm) e Santa Barbara 2 (11,0mm). Há previsão de chuva fraca a moderada para esta segunda-feira (29).

A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

- Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.

- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

< Motorista perde o controle e cai com carro no mar, em Niterói Dois homens são baleados em saída de baile funk na Baixada <