Cidades
Manifestação após confusão no Parque da Cidade, em Niterói
Publicada às 12h30
Um grupo de pilotos de parapente realizou, na manhã deste domingo (25), um ato a favor da liberação do voo livre no Parque da Cidade, em Niterói. Segundo os manifestantes, embora não haja nenhum decreto restringindo a atividade esportiva, os praticantes estariam sendo impedidos de voar em um dos principais pontos turísticos da cidade.
De acordo com o grupo de manifestantes, guardas civis municipais impediram, na tarde deste sábado (24), o voo livre, sem qualquer fundamentação através de decretos municipais. Nas redes sociais, um vídeo registrou um princípio de confusão neste sábado entre os pilotos de parapentes e agentes da Guarda Municipal e do Programa Niterói Presente.
“Estamos aqui para pedir pela liberação dos voos livres em Niterói. Ontem, eles impediram a nossa prática, sem qualquer documentação comprobatória da restrição. Como não existe a documentação, os guardas se abstiveram de impedir os nosso vôos, neste domingo. Tá uma confusão danada e ninguém entendeu nada. Nós estamos sendo prejudicados e queremos trabalhar, seja com o voo simples ou o duplo”, disse o piloto de parapente Alaor Filho.
Quem esteve no ato foi o vereador Douglas Gomes (PTC), que se mostrou surpreso com a restrição sem qualquer documentação comprobatória.
“Estranhamos a forma como isso foi conduzido. Não havia nenhum documento para que os guardas impedissem a prática do voo livre simples. Não há nenhuma informação no último decreto que inviabilize o esporte individual”, disse o vereador.
No dia 15 de abril, a Prefeitura de Niterói anunciou a reabertura, de forma escalonada, das atividades econômicas na cidade, que começou na última segunda-feira (19). Ficou autorizado o funcionamento do comércio de rua, shopping centers, cafeterias, centros comerciais, atividades individuais e coletivas ao ar livre e academias.
No decreto nº 13.994/2021, do dia 17 de abril, ficou permitida a prática de atividades físicas individuais em praças, parques, praias e logradouros do Município, bem como nos espaços abertos de uso comum em áreas particulares, desde que não gere aglomerações e atenda os protocolos de isolamento recomendados – sendo que, nas praias, apenas das 6h às 10h e de 18h às 22h. No dia 20, um novo decreto proibiu somente a prática de futebol.
Questionada a respeito da restrição a atividade de voo livre, a Prefeitura ainda não se pronunciou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!