Cidades

Manifesto online sobre morte de jovem no Rio reúne 16 mil assinaturas

Imagem ilustrativa da imagem Manifesto online sobre morte de jovem no Rio reúne 16 mil assinaturas
Kathlen Romeu foi morta na última terça-feira (8). Foto: rede social

A petição online que pede justiça pela jovem Kathlen Romeu, morta durante operação policial na última terça-feira (8), no Rio de Janeiro, reuniu mais de 16 mil assinaturas. O abaixo-assinado aberto pela Coalizão Negra por Direitos, na plataforma Change.org, reivindica a responsabilização do governador Cláudio Castro e do comando da Polícia Militar, bem como o afastamento dos policiais envolvidos na ação. O manifesto coleta assinaturas há 6 dias. 

No texto do abaixo-assinado por justiça, a Coalizão Negra por Direitos - união de 150 grupos, coletivos e movimentos negros do país - condena o “genocídio do povo negro” e exige o esclarecimento do caso “É inaceitável a política de segurança pública genocida do Rio de Janeiro”, declara. “Solidariedade à família de Kathlen, queremos justiça!”, completa. 

Os autores da petição online, que apenas nas últimas 24 horas recebeu quase 2 mil assinaturas, definem a operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro, realizada na comunidade do Lins, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, como “irresponsável e criminosa”.  

Nesta segunda-feira (14), foi celebrada a missa de 7º dia da jovem, que tinha 24 anos e estava grávida de 4 semanas quando foi baleada e morta. A cerimônia foi realizada no Santuário do Cristo Redentor e teve transmissão pelo YouTube.

Neste domingo (13), um memorial foi construído no Complexo do Lins, no Rio de Janeiro, em homenagem à vítima. A ação contou, ainda, com um um "grafitaço" em diversos pontos da comunidade. 

Os policiais envolvidos na ação foram afastados das ruas. A Polícia Civil investiga o caso por meio da Delegacia de Homicídios. Um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) foi instaurado pela 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do MP. 

O abaixo-assinado que pressiona o governo e a PM do Rio de Janeiro segue aberto e reunindo mais apoiadores. Confira na íntegra: http://www.change.org/JusticaPorKathlen 

< Futebol de 5: Brasil conhece adversários na luta pelo penta paralímpico Mudança no embarque em ônibus intermunicipais <