Logo Enfoco


    Cidades

    Mapeamento da Prefeitura determinava como risco médio chance de tragédia

    Publicado 12/11/2018 às 16:49 | Autor: Redação
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    O secretário municipal de Defesa Civil, Tenente Coronel Walace Medeiros, informou em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (12), que o estudo de mapeamento de áreas de risco realizado pela Prefeitura de Niterói ainda não está concluído, mas que já havia tratado a área do morro da Boa Esperança como área de risco médio, dois níveis abaixo do mais alto.

    Segundo o secretário, esse estudo será concluído até a segunda quinzena de dezembro e está em fase de avaliação por parte da Defesa Civil. Até então não havia sido verificado pelo estudo a condição, que é de baixa visualização, do movimento do maciço.

    “Aquela é uma estrutura interna, ou seja, não é aparente. Por conta disso, torna-se difícil a previsão de que uma tragédia poderia acontecer. O risco médio alertava apenas para rachaduras que poderiam ocorrer nas casas pelo solo instável, e esse tipo de problema seria avaliado e monitorado com o passar do tempo. Não havia nada que evidenciasse uma fissura de um maciço, que foi o que ocorreu”, afirmou o Tenente.

    O secretário afirmou ainda que o trabalho de mapeamento das áreas de risco deveria ter sido entregue em fevereiro de 2017, mas devido à complexidade do projeto as exigências aumentaram e a cada trimestre novas demandas eram pedidas para serem inseridas no estudo.

    Uma parceria com o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) será realizada para atualizar o estudo com análises mais aprofundadas que servirão para evitar possíveis novas tragédias.

    Alerta - Segundo nota técnica emergencial emitida pelo DRM-RJ, a área ainda se encontra em risco, pois existem blocos rochosos individualizados em condição instável , e o maciço como um todo ainda não encontrou o equilíbrio. Recomenda-se a manutenção da interdição das moradias do entorno até uma nova avaliação num momento de normalidade e a verificação e acompanhamento das surgências de águas no maciço. Orienta-se também a suspensão das atividades de resgate em caso de chuva.

    Leia mais + Nova tragédia em Niterói+ Mais mortes na tragédia em Niterói
    + Niterói de luto
    + 15º morte confirmada na tragédia em Niterói
    + Vítimas de tragédia são veladas em Niterói
    + Aluguel Social poderá acolher desabrigados

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Derrota no clássico carioca agrava crise rubro negra

    Próximo artigo
    >

    Criador de super-heróis da Marvel morre aos 95 anos

    Relacionados em Cidades